Carlos Guerra e Jorge Gomes são os dois candidatos à Federação distrital do Partido Socialista, enquanto Sandra Valdemar e Berta Nunes disputam a presidência das Mulheres Socialistas de Bragança.

 

Foram entregues esta semana as principais candidaturas à Federação do Partido Socialista de Bragança. Na terça-feira, o ex-secretário de Estado da Administração Interna, conjuntamente com o seu mandatário Benjamim Rodrigues, foi o primeiro, de forma oficial, a entregar a sua candidatura à Federação do Partido Socialista (PS) de Bragança. “O conhecimento e a experiência que adquiri devem servir para na minha terra poder ajudar, poder organizar o nosso partido, abrir o partido para a sociedade e que trabalhe pelo desenvolvimento da nossa região”, manifestou Jorge Gomes que, no passado, ocupou o cargo a que, agora, se candidata, encabeçando a Lista A.

O antigo membro do Governo expressou confiança na vontade dos militantes e promete um partido que funcione em torno de causas e que coloque “a região num registo de progresso, modernidade e num espaço de oportunidades”. Tanto assim que a moção de que é primeiro subscritor intitula-se, precisamente, “Uma região, uma causa, um país, um futuro comum”. Jorge Gomes defende, ainda, que o cargo de líder distrital socialista é a melhor forma de aplicar toda a experiência adquirida na Administração Interna, ressalvando o facto de ser benéfico existir mais que uma candidatura à Federação Socialista.

Já o seu adversário, Carlos Guerra, à frente da Lista B, apresentou ontem, dia 22 de fevereiro, a sua candidatura que contou com a apoio de 171 assinaturas, assumindo como objetivo “dar continuidade ao trabalho que foi desenvolvendo durantes estes dois anos”. Candidato a um segundo mandato, o atual vereador da oposição da Câmara Municipal de Bragança, cujo mandatário é Alcídio Castanheira, sublinhou que foi o “esforço de todos os militantes e os simpatizantes que permitiu ao Partido Socialista conseguir conquistar a maioria das câmaras no distrito”.

Esta semana foram, também, entregues as candidaturas ao departamento das Mulheres Socialistas de Bragança, naquela que será a primeira vez que haverá duas listas concorrentes. A atual presidente da estrutura partidária, Sandra Valdemar, terá como adversária direta Berta Nunes, presidente da Câmara Municipal de Alfândega, que apresentou ontem, quinta-feira, a sua candidatura a um cargo que já ocupou.

“Um dos objetivos da candidatura é continuar a trazer mulheres para a política e incentivar as que já eram militantes a participar e cada vez temos vindo a crescer mais e dizer temos um papel na política, ainda há um caminho a percorrer”, asseverou Sandra Valdemar que concorre a um segundo mandato e que entregou a sua candidatura com a Moção “No caminho para a Igualdade”.

Já a Moção de Berta Nunes, intitulada “Mais mulheres, mais igualdade de género na política””, é defendida pela candidata como uma questão de dar mais visibilidade às mulheres. O objetivo da edil alfandeguense é que “dentro do partido se consiga a igualdade”, para incorporar “perspetivas não só de homens mas também das mulheres”.

 



PARTILHAR:

Mogadouro com novo Gabinete de Atendimento às Vitimas de Violência Doméstica

"Conto Contigo" divulga obra de Miguel Torga em aldeias de Sabrosa