Aproveitando a visita do ministro do Trabalho e Solidariedade, Paulo Pedroso, foi inaugurada uma empresa de inserção em Macedo de Cavaleiros, numa cerimónia que teve lugar no passado sábado.
As empresas de inserção, apoiadas pelo Ministério de Paulo Pedroso, são postos de trabalho transitórios, que se destinam a desempregados de longa duração e beneficiários do Rendimento Mínimo Garantido. Visam ministrar formação e criar hábitos de trabalho, para que os indivíduos que estão afastados há algum tempo do mercado de trabalho se sintam úteis, novamente. A ideia é facilitar a sua reintegração no mercado de trabalho.
Da Tradição se Fez Doce, é o nome da empresa de inserção de Macedo, uma criação do GIESTA com gestão independente. Dedica-se ao fabrico de compotas e marmelada, segundo métodos tradicionais e biológicos, pelo que se encontra já em fase de estudo de mercado o lançamento dos seus produtos no circuito comercial.
Esta é mais uma medida da edilidade macedense que visa a luta contra a exclusão, com vista a melhorar o nível e qualidade de vida dos grupos em risco e socialmente desfavorecidos.
Em Portugal, existem já empresas de inserção nas áreas da alimentação, jardinagem, serviços de limpeza e conservação da área florestal. Estas firmas funcionam com empregados em regime de rotatividade, em períodos de dois anos, findo o qual, o trabalhador é reinserido no mercado de trabalho ou regressa ao desemprego. Para Paulo Pedroso, cumprido que está o primeiro ciclo de emprego nestas empresas, o saldo é positivo, uma vez que 50 por cento dos trabalhadores envolvidos foram inseridos no mercado de trabalho com sucesso.



PARTILHAR:

José Rodrigues azarado

Música e arte sacra