Ao nível da Ordem Franciscana, António Montes Moreira desempenhou funções superiores em Roma, tendo sido provincial da mesma em Portugal.
Oficialmente, o frade franciscano é agora o bispo de Bragança-Miranda. D. António Rafael é, desde ontem, o bispo emérito e administrador apostólico da diocese.
Recorde-se que, em Novembro passado, D. António Rafael pediu a resignação ao Papa João Paulo II, após ter atingido o limite de idade, ou seja 75 anos.
António Montes Moreira sucede assim a um dos mais polémicos prelados da diocese, que ficará conhecido como o único bispo capaz de ter erguido uma catedral no século XX. O sonho de D. António ainda não está concretizado, mas o ritmo das obras leva a crer que o prelado não vai abandonar a diocese antes de inaugurar o novo templo.
Se tudo correr como está previsto, D. António deverá receber o seu sucessor no novo templo, após a cerimónia de dedicação a Nossa Senhora das Graças, padroeira de Bragança, que está agendada para o próximo dia 7 de Outubro. Ao novo bispo caberá a responsabilidade de concluir a obra, uma tarefa nada fácil, dado que terá de assegurar ainda a construção de um auditório subterrâneo, dois pavilhões exteriores e uma sala capitular. Contas feitas, o custo total da obra ascende aos 1,4 milhões de contos.



PARTILHAR:

CP traz boas notícias

Mulher morta e homem ferido