Hoje a Lua vai interpor-se entre a Terra e o Sol, ocultando-o na sua quase totalidade e deixando visível apenas um anel de luz, um fenómeno conhecido por eclipse anular. Contudo, apenas a região Norte do País será privilegiada por este raro acontecimento astronómico.

Portugal vai assistir ao maior eclipse solar visível nos últimos cem anos, quando se registar um alinhamento perfeito entre o Sol, a Lua e a Terra.
As condições de observação serão melhores no Norte do País, especialmente no distrito de Bragança, onde apenas um anel de luz ficará visível, fenómeno conhecido por eclipse anular, ou anelar.

No resto do país o eclipse será parcial, mas com uma ocultação considerável do Sol, que será tanto maior quanto mais a norte estiver o observador.
Este fenómeno aconteceu em 1999, com o eclipse a ser total numa estreita faixa do centro da Europa e apenas parcial no nosso País.

Ocultação

O eclipse começará no território continental entre as 8h38m e as 8h39m, na Madeira às 8h40m e nos Açores antes do nascer do Sol. Termina no território continental entre as 11h16m e as 11h19m, na Madeira às 11h05m e nos Açores pelas 9h55m.

Já o momento do eclipse máximo será entre as 9h53 e as 9h55 no território continental, às 9h48 na Madeira e cerca das 8h42 nos Açores.
O Instituto de Meteorologia prevê céu geralmente limpo e boa visibilidade para amanhã, garantindo que durante cerca de cinco minutos da manhã será visível um alinhamento perfeito entre o Sol, a Lua e a Terra.
A melhor visão do eclipse só será possível na faixa de anularidade, ou faixa central, que começa no Atlântico Norte, passa pelo Norte de Portugal, Espanha, Ilhas Baleares, e cruza o continente africano em direcção a Sudeste, passando pela Argélia, Tunísia, Sudão, sudoeste da Etiópia, Quénia e extremo Sul da Somália, terminando no Oceano Índico.

Em Portugal, os distritos privilegiados são os de Braga, Vila Real, Viana do Castelo e sobretudo Bragança, situados dentro dessa estreita faixa de visibilidade ao longo da qual o disco lunar oculta o centro do disco solar.
Quem estiver nesta zona pode observar durante perto de cinco minutos o auge do eclipse (por volta das 9h54), que começa às 8h38 e termina às 11h16, hora de Lisboa.

Raridade

Os eclipses em si não são fenómenos raros, já que ocorrem várias vezes por ano, o que é raro é acontecerem no mesmo local e mais ainda quando são totais ou anulares, como é o caso deste.

Os próximos eclipses anulares solares visíveis em Portugal vão acontecer em 2028 e 2082. No próximo ano, em Março, será possível observar um eclipse parcial com 30 por cento de ocultação. Nenhum eclipse total será visível no próximo século, em Portugal.



PARTILHAR:

Freguesia de Barqueiros

Nove meses após a sua inauguração