Foram assinados, ontem, em Macedo de Cavaleiros, vários protocolos relativos à instalação de 37 «minicampos desportivos» em diversos municípios da Região Norte.

Os contratos-programa foram firmados entre o Instituto do Desporto de Portugal (IDP), a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), várias associações desportivas e cerca de quatro dezenas de municípios dos distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Porto, Viana do Castelo e Vila Real.

A escolha de Macedo de Cavaleiros teve um cariz simbólico relacionado com a promoção da descentralização. \"Os contratos são assinados na província para que não tenha de ser sempre o interior a ir ao Porto ou ao Litoral\", referiu o secretário de Estado do Desporto, Laurentino Dias

No total serão mais de 101 infra-estruturas destinadas à prática desportiva. Os campos de relvado sintético são adaptados para várias modalidades, nomeadamente futebol, andebol, basquetebol, voleibol e ginástica. \"O futebol vai ser o caminho para a prática de outras modalidades\", frisou o governante.

Com esta medida, a Secretaria de Estado pretende estimular o gosto pelo exercício físico junto da população mais jovem, bem como tornar mais fácil o acesso a estes equipamentos ao disseminá-los pelo país.

\"Dentro de dois anos, voltaremos a ter um campo junto de casa, nos bairros difíceis, que podem ser desfrutados por toda a população \", explicou Laurentino Dias.

O presidente da FPF, Gilberto Madail, afirmou que com este programa será possível duplicar o número de campos de jogos, o que permitirá \"incentivar ainda mais a prática de futebol e outros desportos\".



PARTILHAR:

Custará cerca de três milhões de euros

Falta apoio para os burros