Duas praias de Macedo galardoadas com a bandeira azul, depois de, no final da primeira quinzena de abril, a Praia da Fraga da Pegada ter sido distinguida com o prémio de “Praia + Acessível”.

 

Foram conhecidas na passada sexta-feira as 314 praias que, em 2016, irão hastear a Bandeira Azul, mais 15 que o ano transato. Macedo de Cavaleiros destaca-se no calendário turístico nacional ao ter sido distinguida novamente com duas praias galardoadas.

“Há notícias que, embora se repitam anualmente, mantêm todo o interesse no momento em que são conhecidas. Macedo é o concelho do interior norte do país com mais praias distinguidas”, declarou a autarquia macedense, em comunicado, prometendo realizar novos investimentos no “extraordinário cartão-de-visita que é a Albufeira do Azibo” já para a nova época balnear como, por exemplo, melhorar as condições nos sanitários ao nível da acessibilidade.

As constantes e intensas chuvas de abril alagaram as duas praias, obrigando o município a um reforço acrescido de areia, no sentido de repor as condições que fazem daquele local um dos destinos turísticos mais visitados do nordeste transmontano durante o período estival.

Para além de merecer o estatuto de Paisagem Protegida, a Albufeira do Azibo viu ser atribuído à Praia da Ribeira o “selo” das 7 Maravilhas - Praias de Portugal. A estes títulos, somou-se outro, mais recentemente. A Praia da Fraga da Pegada foi distinguida com o prémio de “Praia + Acessível”. A iniciativa promovida pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, pela Agência Portuguesa do Ambiente e pelo Turismo de Portugal atribuiu o 2º lugar à área balnear da Albufeira do Azibo. O prémio, uma cadeira de rodas anfíbia “Job Walker”, foi atribuído dia 12 de abril pela empresa patrocinadora da iniciativa, Mobilitec, numa cerimónia que decorreu em Lisboa, no Pavilhão do Conhecimento.

O presidente da Câmara Municipal assegurou a continuidade “no reforço das condições existentes, até porque Macedo de Cavaleiros pode, também, marcar a diferença por um turismo inclusivo, onde todos têm lugar”. Duarte Moreno evidenciou, ainda, as características das praias da Albufeira do Azibo, “onde se tem realizado um grande trabalho focado nas pessoas com deficiência, procurando atenuar as suas dificuldades em usufruir destes espaços”.

 

Fotografia: António Pereira

 



PARTILHAR:

Fechou-se o pano da VIII Mostra de Teatro do Douro

Câmara de Mirandela com resultados positivos em 2015