D'ouro d'Alendouro é um projecto foto-poético da autoria do fotógrafo Renato Roque e do poeta Jorge Sousa Braga sobre a terra e a paisagem do Alendouro, como designam Trás-os-Montes.

Este projecto deu lugar a uma exposição e um livro que vão ser apresentados no Centro Cultural Municipal de Bragança, antiga Câmara Municipal, sexta-feira, dia 7 de Novembro, às 18.30 horas com a presença do fotógrafo. António Tisa conversará com o autor. As imagens de ouro do Alendouro vão rasgar a escuridão da sala e as palavras leves do poeta, mergulhadas em silêncios, vão flutuar no ar.

D'ouro d'Alendouro nasceu nos percursos vagarosos de Terras de Miranda, de Sendim a Constantim, onde o ouro do Douro refulgiu com toda a intensidade. Cresceu depois em Terras de Montesinho, de Vinhais a Bragança, de Rebordelo a Mirandela. Finalmente D'ouro d'Alendouro amadureceu no Porto com as palavras leves, mergulhadas em silêncios, de Jorge Sousa Braga.

D'ouro d'Alendouro resulta de uma relação física, animal, quase sensual do fotógrafo com aquelas ervas, aquelas plantas, aquelas árvores, aquelas pedras, uma relação construída sobre olhares prolongados, assentes em carícias longas no anel do foco da máquina fotográfica.



PARTILHAR:

Matadouro contra aumento de taxas

Jorge Saramago prejudicou o GDB