No concelho de Macedo de Cavaleiros, estende-se uma mancha de castanheiros desde Gradíssimo até Podence, Lamas, Corujas, Edroso e Espadanedo. São cerca de 1000 hectares, desde novas plantações a soutos centená-rios. E naquelas aldeias, assim como em todas as que se aproximam da serra de Nogueira, poucas são as casas que não possuem algumas árvores desta espécie. Em Lamas, um só produtor possui 40 hectares de castanheiros.

Em 1957 estavam inventariados no concelho cerca de 60 mil castanheiros mansos, que produziam em média mil toneladas de castanha. Mas, com o tempo, fizeram-se novas plantações. Contudo, não existe uma estatística actual da quantidade de castanheiros existentes no concelho.

Anualmente morrem centenas destas árvores e a primeira doença a dizimá-los, e a mais grave, foi a tinta, à qual agora se junta o cancro, uma enfermidade que, segundo um agricultor da região, "por este andar poderá, em poucos anos, reduzir a produção para menos de metade da registada há 13 anos", data em que foi detectado o primeiro foco de infecção desta doença, que teve origem nos Estados Unidos da América.

Em Podence, a produção atingiu este ano as 200 toneladas, cerca de 20% da colheita do ano passado, e uma quantidade muito próxima da registada nas aldeias de Corujas e Lamas. Seguem-se Edroso com 150 toneladas e Espadanedo e Murçós com 100. Mas foi na freguesia de Bornes que a produção mais decresceu, devido aos sucessivos cortes de castanheiros. De acordo com um agricultor daquela freguesia, "as 50 toneladas a que agora se chegou, eram impensáveis há 13 anos atrás". Por isso, Bornes passou dos primeiros para os últimos lugares em matéria de produção de castanha no concelho. Em contrapartida, na vizinha aldeia de Soeima, no concelho de Alfândega da Fé, a produção continua a manter níveis próximos do seu melhor, com uma colheita de cerca de 200 toneladas.

Na estrada entre Podence e Ferreira existe um grande armazém de produtos agro-alimentares que recebe a castanha produzida naquela zona e a entrega na Monsilvestre, uma empresa sediada no Cachão que tem encomendas de 400 toneladas de castanha para exportação e que se dedica também à congelação deste produto. No entanto, em Podence, há quem entregue este fruto noutra unidade existente em Sortes, no concelho de Bragança.



PARTILHAR:

Ponte Sardão-Meirinhos

Até final do ano