O Município de Bragança recebeu, no dia 16 de outubro, uma comitiva da Diputación de Zamora, liderada pelo seu recém-eleito Presidente, Francisco José Requejo, na sua primeira visita institucional, com o objetivo de conhecer de perto o trabalho “exemplar” realizado pela Câmara Municipal de Bragança e algumas Instituições locais no desenvolvimento da região.

A comitiva, formada pelo Presidente da Diputación de Zamora, pelo Secretário-geral da Fundação Rei Afonso Henriques, José Luís Prada, e pelo Diretor Geral da IFEZA, Raúl Macias, foi recebida no Salão Nobre do Município pelo Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, pelo Vice-presidente, Paulo Xavier, e pelo Vereador, Miguel Abrunhosa. Na reunião foram abordados temas como a cooperação transfronteiriça (projetos em curso e vindouros), o trabalho a desenvolver na reclamação de melhores acessos entre as duas regiões, a promoção e possível projeção internacional dos produtos autóctones do concelho, a capacidade de Bragança para acolher o investimento de empresas espanholas e o combate às alterações climáticas. Este último, um “verdadeiro exemplo a seguir por parte da Diputación”, segundo o seu Presidente, seja pelos empreendimentos tecnológicos dos edifícios-sede da Câmara Municipal ou pelas políticas de sensibilização para a preservação ambiental, como o cálculo da pegada ecológica ou a renovação gradual da frota municipal por veículos elétricos.

“Há muito que existe uma relação próxima entre a Câmara Municipal de Bragança e a Diputación de Zamora, sendo necessário que essa ligação se fortaleça, reforçando as relações de colaboração entre os dois territórios e potenciando os recursos dos dois lados da fronteira, num sentido multidirecional”, considerou Hernâni Dias, durante a receção à comitiva espanhola, frisando, ainda, que “existe muito trabalho possível de ser feito ao nível da relação transfronteiriça, com vista, por exemplo, à candidatura conjunta já nos próximos quadros comunitários de apoio”.

Seguiu-se uma visita ao Parque de Ciência e Tecnologia – Brigantia Ecopark, onde a comitiva teve a oportunidade de conhecer as potencialidades deste espaço, quer para receber investimento de entidades espanholas com vista à sua expansão no mercado português, quer na capacidade de captar mão-de-obra qualificada.

O Presidente da Câmara Municipal de Bragança acompanhou a comitiva, também, na sua visita ao Instituto Politécnico de Bragança, onde Orlando Rodrigues, Presidente do IPB, deu o exemplo de como a instituição de ensino, apesar de, cada vez mais, se internacionalizar, não se centra apenas no campus, mas aposta continuamente numa perspetiva aberta de colaboração com a comunidade local, sendo este mais um exemplo de boas práticas.

Durante a tarde, houve tempo para uma visita ao Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, dando a conhecer, um pouco, daquilo que é o cenário cultural em Bragança, outro dos pontos de possível colaboração entre as duas regiões.

A visita terminou com uma reunião na sede do Núcleo Empresarial do Distrito de Bragança (NERBA), numa perspetiva de estabelecer pontes entre empresas e potenciar negócios entre os dois lados da fronteira.



PARTILHAR:

Urgência de Chaves sem médico pediatra durante a noite

CIM TTM reage com cautela à criação do Ministério da Coesão Territorial