A diocese de Bragança-Miranda vai receber mais de 700 jovens estrangeiros na semana que antecede a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realiza em Lisboa, entre 01 a 06 de agosto.

“Este número poderá aumentar, visto que ainda há procura de alguns grupos com os quais mantemos contacto ao nível da estrutura da diocese”, disse à Lusa Conceição Borges, do Comité Organizador Diocesano (COD).

Segundo a responsável, está prevista a chegada de jovens do Brasil, Eslováquia, Espanha, Itália, Peru, Polónia, Porto Rico, República Checa, Roménia, Venezuela, Zâmbia e Zimbabué, que chegarão a Bragança para participar nos “Dias da Diocese”.

“Vão ser dias intensos que envolvem um número significativo de voluntários, maioritariamente jovens que estão distribuídos por ações de logística, acolhimento, liturgia, arte e oração”, indicou a religiosa.

De acordo com o COD, os jovens que participarão nos “Dias nas Dioceses” vão distribuir-se entre Bragança, Mirandela, Vila Flor, Vimioso e Vinhais, mas não ficarão em famílias de acolhimento.

Os primeiros peregrinos a chegar a Bragança, no dia 24, são 20 ciclistas provenientes de França, que vão pernoitar no Colégio do Sagrado Coração de Jesus para no dia seguinte seguirem caminho com destino a Lisboa.

No mesmo dia chegará a Mirandela um grupo de 25 jovens que integra um programa da Companhia de Jesus (MAGIS Jesuítas) e, até à sua partida para Lisboa (dia 29), vão dinamizar ações sociais e de contacto com as populações.

De acordo com esta estrutura diocesana, o terceiro contingente a chegar a Bragança, no dia 26, é o maior e conta com 583 jovens pertencentes aos Colégios Mater Salvatoris, que ficarão alojados nas residências do Instituto Politécnico de Bragança e da Calouste Gulbenkian, bem como no Colégio de Santa Clara.

“Devido à sua dimensão, este grupo será fracionado. Estão previstas atividades de convívio e de contacto com a natureza, nos concelhos de Bragança e de Vinhais. Os jovens vão participar em catequeses (Catedral) e promover ações junto das comunidades rurais e em instituições particulares de solidariedade social (IPSS’s)”, explicou Conceição Borges.

Já a Vila Flor chegarão dois grupos de jovens oriundos da Polónia, 32 peregrinos no dia 26 e 60 três dias depois.

Em Vimioso são esperados seis peregrinos do Brasil e do Peru.

No Nordeste Transmontano são ainda esperados dois sacerdotes, provenientes de Moçambique e da Mauritânia, sendo que este último será o representante do seu país na JMJ Lisboa 2023 e integra o programa “Igrejas Irmãs”, que permite a participação de jovens de países onde a Igreja Católica é perseguida.

O bispo da diocese, Nuno Almeida, estará presente no acolhimento e em algumas atividades juvenis, designadamente na manhã do dia 22, na qual vai presidir ao envio dos voluntários e dos membros do coro, em Vilarinho da Castanheira, no concelho de Carrazeda de Anciães, e no dia 30, aquando da celebração de envio de todos os jovens estrangeiros, e dos jovens diocesanos, que vão à JMJ.

Os “Dias na Diocese” de Bragança-Miranda contam com apoio das autarquias de Bragança, Vinhais, Mirandela, Vimioso e Vila Flor, bem como do Instituto Politécnico de Bragança, das juntas de freguesia do concelho de Bragança, da Junta de Freguesia de Vimioso, das diferentes Unidades Pastorais, do clero, de várias Instituições particulares de solidariedade social e congregações.

Na edição deste ano da JMJ, que é considerada o maior acontecimento da Igreja Católica, são esperadas cerca de 1,5 milhões de pessoas.

As principais cerimónias da jornada decorrem no Parque Tejo, a norte do Parque das Nações, na margem ribeirinha do Tejo, em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures.

As jornadas nasceram por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.

Foto: DR



PARTILHAR:

Competicão regressou ao 52ª edição do Circuito Internacional

Chaves empata sem golos antes da Taça da Liga