Os três hospitais do distrito de Bragança vão beneficiar de um investimento global de 10 milhões de euros para uma redução do consumo de energia estimada em 30%, divulgou hoje a Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste.

Aquela entidade informou, em comunicado, que “já abriu o concurso para a concretização de um investimento global no valor de 10 milhões de euros em eficiência energética, que contempla obras estruturantes” nos hospitais de Bragança, Macedo de Cavaleiros e Mirandela, bem como a reconversão integral dos respetivos sistemas energéticos.

O projeto destina 3,6 milhões de euros ao Hospital de Bragança, 2,9 milhões de euros ao de Hospital de Macedo de Cavaleiros e 3,5 milhões de euros ao Hospital de Mirandela e é financiado por fundos europeus “em 95 por cento, no âmbito de uma candidatura apresentada ao PO_SEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos”.

A ULS do Nordeste especifica que “irão ser realizados trabalhos diversos de construção civil e de engenharia, como substituição de caixilharias de alumínio com corte térmico, pintura, entre outros”.

Será também realizada a reconversão dos sistemas energéticos, “possibilitando a gestão inteligente da energia nos edifícios hospitalares, com muito maior eficiência e menor impacto ambiental”.

Esta entidade prevê que as intervenções e alterações permitirão “uma redução de consumo de energia primária de cerca de 30 por cento”.

A empreitada contempla “a utilização de LED em toda a iluminação, de aquecimento de água quente por painéis solares térmicos, instalação de um sistema de gestão técnica centralizado, isolamento de fachadas, novos envidraçados, troca de equipamento de produção e distribuição térmica e produção de eletricidade por painéis fotovoltaicos, para autoconsumo”.

“Trata-se, pois, de um dos maiores e mais relevantes investimentos da Unidade Local de Saúde do Nordeste, com reflexos assinaláveis na melhoria das suas condições assistenciais”, refere.



PARTILHAR:

Montalegre alerta para situação de calamidade com média de 10 ignições diárias

Ana Gomes envia carta à Comissão Europeia sobre negócio da EDP