A estrada que liga Pinhão e o Peso da Régua estará repleta na manhã domingueira do dia 23. São esperados 10 mil participantes - o máximo que os 9 metros de largura da via permitem - na 5.ª edição da EDP Meia-Maratona do Douro Vinhateiro.

A iniciativa foi ontem apresentada no Porto, contando com a presença de vários responsáveis pela promoção do turismo no Norte e na região, bem como dos ilustres padrinhos da prova: os atletas Fernanda Ribeiro, Rui Silva, Jéssica Augusto e Mário Trindade. Este último é presidente da Associação Nacional de Atletismo em Cadeira de Rodas e apadrinha a prova para pessoas com necessidades especiais.

Ao longo dos 21 quilómetros que compõem o percurso nas margens do Douro, os costumes durienses serão exaltados. Assim, para além de água e bebidas energéticas, nos postos de abastecimento serão ofertados pequenos cálices de Vinho do Porto. No total, serão distribuídos 50 mil euros em prémios, a par do sorteio de um automóvel.

Provas paralelas

Em simultâneo, decorrerá a Mini-Maratona (6 quilómetros), bem como a Meia-Maratona em cadeira de rodas, que pelo primeiro ano premiará os melhores classificados. De modo a celebrar a tradição da região, no dia anterior, pelas 16.30, na Avenida do Douro (Régua), irá realizar-se a corrida dos cestos, alusiva às vindimas que têm lugar nas várias quintas da zona.

A campeã olímpica Fernanda Ribeira participa pela 3.ª vez naquela que considera ser uma \"das provas com paisagem mais bonita\" em que participou: \"Sei que vários atletas nacionais vão tentar ir lá. Estas iniciativas são importantes para a modalidade.\"

Organizada pela Global Sport, esta promete ser a edição mais concorrida de sempre, depois dos 8 mil participantes de 2009.



PARTILHAR:

Sem iluminação própria

Na aldeia de Vila Seca