O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas (SECP), Carlos Gonçalves, congratulou-se hoje em São Paulo com o desejo manifestado pelos portugueses do Brasil, Argentina e Uruguai de perpetuarem a ligação a Portugal através das gerações mais novas.

Carlos Gonçalves que falava no final de uma visita ao estado brasileiro do Rio Grande do Sul, Buenos Aires e São Paulo disse à Agência Lusa que \"há uma clara vontade das gerações mais antigas incutirem nos mais novos a ligação a Portugal\".

Carlos Gonçalves disse que regressa a Lisboa \"com uma mensagem de grande esperança\" por parte das comunidades que visitou em Porto Alegre , Pelotas, Buenos Aires e São Paulo com vista a um maior estreitamento das ligações com Portugal.

\"Do nosso lado vamos corresponder a esses anseios com medidas que possam beneficiar estas comunidades e apoiar a formação de jovens e suas actividades sociais\", assegurou Carlos Gonçalves.

Durante a sua estada em São Paulo, o responsável do Governo reuniu com o Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP) com quem discutiu o funcionamento e actividade do órgão de consulta do Executivo em matéria de emigração.

\"Considero o CCP uma órgão essencial na análise das questões desta área de governação independentemente do intervalo que por vezes existe entre o que é solicitado pelos conselheiros e aquilo que o Governo tem capacidade de executar\", disse.

O secretário de Estado considerou, no entanto ser \"bom que as questões sejam debatidas para, em conjunto, encontrarmos as melhores soluções para as comunidades portuguesas\".

Carlos Gonçalves, que termina hoje uma deslocação de oito dias ao Brasil e à Argentina, visitou ainda o lar dos idosos da Provedoria da Comunidade Portuguesa de São Paulo que recebeu este ano do governo português uma verba de apoio de 450 mil euros para melhorias nas instalações e funcionamento.



PARTILHAR:

1100 postos de trabalho directos

Carlos Gonçalves satisfeito com desejo de ligação emigrantes ao país