A jornada inaugural da III Divisão Série A irá por frente a frente duas das três equipas transmontanas que militam neste escalão: o Montalegre e o Valpaços. Um jogo que se espera venha a ser emocionante, entre duas equipas que procuram realizar uma época tranquila e cujos principais objectivos passam pela manutenção no escalão.

O Montalegre parte com alguma vantagem para este desafio, fruto da maior experiência no escalão, onde militou nas últimas temporadas. Este ano, os barrosões, sob o comando de Adérito Pires, apresentam-se esperançados na realização de um bom campeonato, depois de no ano passado terem sofrido alguns "amargos de boca" e vivido momentos conturbados resultantes dos salários em atraso ao plantel e da "crise" de sucessão directiva.

Já o Valpaços, debutante no escalão, depois de no ano passado se ter sagrado campeão da Divisão de Honra da AF Vila Real, apresenta uma equipa bastante renovada e, sob a mão de Júlio Baptista, o técnico da subida, promete lutar pelos lugares que garantem a manutenção no escalão.

O Macedo de Cavaleiros, a outra equipa transmontana que irá militar na III Divisão A, estreia-se frente ao Limianos, em jogo a disputar no seu terreno. Da equipa que o ano passado se sagrou campeã da distrital da AF Bragança restam poucos jogadores, já que o Macedo de Cavaleiros se atrasou na preparação na nova temporada, em virtude da situação directiva vivida pelo clube. E, como se não bastasse, o Macedo viu também partir o técnico responsável pela subida, Ilídio Monteiro, que foi ocupar o lugar de adjunto de Jorge Amaral na equipa técnica do Desportivo de Bragança. Assim, a formação nordestina será orientada pelo brasileiro DenÎ Araújo, antigo ponta-de-lança do Vizela e que no ano passado esteve ao serviço do São Pedro da Cova. O Macedo contará com um orçamento a rondar os 40 mil contos e os seus dirigentes estão a envidar todos os esforços para que o plantel esteja devidamente constituído até ao começo do campeonato.

Mesmo apesar do "atraso" na constituição do plantel, o Atlético de Macedo acredita na realização de um campeonato "seguro" e sem grandes sobressaltos, onde a manutenção no escalão é o principal objectivo.

Curiosamente, na segunda jornada do campeonato tem lugar outro "derby" transmontano. Desta vez, defrontam-se Montalegre e Macedo de Cavaleiros, em jogo a disputar a 2 de Setembro, no Estádio Dr. Diogo Vaz Pereira, em Montalegre.

O confronto entre Valpaços e Macedo de Cavaleiros, campeões, na época passada, da AF Vila Real e AF Bragança, respectivamente, ficou marcado para o dia 11 de Novembro, a contar para a 10ª Jornada do campeonato, e será disputado no Campo da Cruz, em Valpaços.

Paralelamente, realizou-se também o sorteio dos jogos para a primeira eliminatória da Taça de Portugal. O Montalegre irá defrontar o Moncorvo (da III Divisão B), enquanto o Valpaços joga com o Monção (do mesmo escalão) e o Macedo de Cavaleiros mede forças com o Vinhais (da Divisão de Honra da AF Bragança).



PARTILHAR:

Inauguração da Casa do Benfica

Desde Janeiro