A segunda edição do Douro Film Harvest vai custar cerca de 600 mil euros e tem como grande desafio levar o público às salas de cinema de Vila Real, Lamego, Sabrosa e Freixo de Espada à Cinta, disse hoje o presidente da Turismo do Douro.

Lançado pela Entidade Regional de Turismo do Douro, a mostra de cinema do Douro arrancou em 2009 e repete-se entre os dias 7 e 11 de Setembro.

António Martinho referiu que o orçamento previsto para esta edição é de 600 mil euros. Para ajudar a pagar, o responsável referiu que a organização está a procurar parcerias junto dos municípios envolvidos e empresas.

Para já conta com o apoio do Turismo de Portugal, Instituto dos Vinhos do Douto e Porto (IVDP) e da Agência de Promoção Externa, já que o evento, garantiu Martinho, vai contribuir para a \"internacionalização do norte de Portugal\".

A primeira edição do Harvest custou cerca de 500 mil euros, financiados por apoios comunitários e patrocinadores.

Esta edição do festival tem ainda, segundo frisou o responsável, como desafio levar os públicos às salas de cinema.

\"Estamos também a contribuir para criar públicos. Temos ainda que melhorar a divulgação e sobretudo as pessoas têm que começar a quebrar inércias e vir ver\", afirmou.

O director do Harvest, Ivan Dias, referiu que este ano poderão ser estabelecidas parcerias com as escolas para que os alunos possam ter \"uma aula diferente\" nas salas de cinema e acrescentou que esta edição como novidade a realização de workshops e conferências precisamente para atrair também estudantes de cinema.

\"Os filmes não são uma atracção de massas, mas nós queremos contribuir para que as pessoas venham ao douro ver filmes de qualidade e possam aqui permanecer para depois fruir da nossa paisagem e ver riqueza patrimonial\", acrescentou António Martinho.

Uma das críticas que se faz à organização do festival é a data que coincide com o início das vindimas no Douro e a altura do ano que mais turistas visitam esta região.

\"Queremos coincidir com as vindimas por causa da disponibilidade das pessoas ligadas ao cinema e porque queremos ligar uma vindima à outra. Queremos juntar à vindima das nossas uvas uma vindima do turismo tão importante para o país\", salientou António Martinho.

O primeiro festival de cinema do Douro, que se realizou em Vila Real, Lamego, Torre de Moncorvo e Santa Marta de Penaguião, homenageou o realizador Milos Forman, teve Andie MacDowell como actriz convidada e contou com a actuação do compositor Kyle Eastwood.



PARTILHAR:

Mota Andrade confiante

Na zona de Benlhevai