O Papa Francisco nomeou hoje D. José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda, como membro da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos (Santa Sé).

O responsável preside atualmente à Comissão ‘Liturgia e Espiritualidade’ da Conferência Episcopal Portuguesa.

"Antes de mais, desejo agradecer de todo o coração a Sua Santidade, o Papa Francisco, pela minha nomeação para membro da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, constituindo uma graça e uma enorme responsabilidade no serviço à Sagrada Liturgia", declara o bispo, em nota enviada à Agência ECCLESIA.

"Igualmente, agradeço pela confiança que em mim depositou para este serviço à Liturgia da Igreja e manifesto sincera e humildemente a minha total disponibilidade", acrescenta.

D. José Cordeiro integra uma lista de mais de 25 nomes, que inclui ainda D. Arlindo Gomes Furtado, bispo de Santiago (Cabo Verde).

O bispo da Diocese de Bragança-Miranda doutorou-se em Liturgia no Instituto Pontifício Litúrgico (Ateneu de Santo Anselmo) e foi depois professor em Roma, na Faculdade de Teologia da Universidade Pontifícia de São Tomás de Aquino (Angelicum) e no Instituto Pontifício Litúrgico.

É autor de várias obras e artigos publicados, colaborando regularmente com textos de opinião no Semanário ECCLESIA.

Em maio de 2012, D. José Cordeiro foi empossado como académico correspondente da Academia Internacional da Cultura Portuguesa, na qual discursou sobre o tema ‘Do Movimento Litúrgico à Reforma Litúrgica em Portugal’.

A Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos trata da promoção e da regulamentação da Liturgia, promovendo a ação pastoral litúrgica.

O prefeito deste organismo da Santa Sé, cardeal Robert Sarah, concedeu este mês uma entrevista à Agência ECCLESIA na qual sublinhava que os principais trabalhos em curso são as traduções do Missal Romano e que o objetivo da Igreja Católica permitir que “a Liturgia seja verdadeiramente um encontro, face a face, pessoal, com Deus”.

“Todos devem ser formados na Liturgia, porque é o momento mais precioso para os cristãos, é onde se encontram com Deus. Não para satisfação pessoal, mas para louvar Deus, para o adorar, para o descobrir”, declarou.

A Diocese de Bragança-Miranda teve este ano, pela primeira vez, a aprovação da Santa Sé para o seu calendário particular, bem como os textos próprios do Missal e da Liturgia das Horas.
Agência Ecclesia., Foto: Diocese



PARTILHAR:

Utentes relatam abandono na urgência do Hospital de Bragança

Bragança “já é” a Capital da Castanha