O evento foi promovido pelo Ajuntamento de Trabanca, e aconteceu cerca de um mês e meio depois da declaração oficial da criação do Parque Arribes del Duero, o homólogo espanhol do contíguo Parque Natural do Douro Internacional (PNDI).

O objectivo foi a promoção dos recursos da região dos dois lados da fronteira, com as autarquias a marcar presença, como foi o caso de Miranda do Douro.

Presença marcaram também os dois parques naturais que têm como denominador comum o Douro Internacional.

Domingos Amaro, director do PNDI, defendeu, em declarações ao DTOM, a realização de iniciativas desta natureza, também ao nível das freguesias, o equivalente dos "ayuntamentos" espanhóis, e não só a nível concelhio, como acontece do lado de cá da fronteira.

A experiência "foi positiva" pela oportunidade de divulgação do parque português, confirma Domingos Amaro, que está já convidado para representar o PNDI numa iniciativa análoga, desta feita em Pereña, também em Espanha.

Do programa da Culturarribes 2001, que se estendeu por dois dias (sábado e domingo), constaram conferências que levaram a debate temas tão diversificados como a internacionalização das pequenas empresas, o passado, o presente e o futuro das culturas tradicionais, e o meio ambiente como motor de desenvolvimento turístico.

A animação musical também passou pelos portugueses, com o folclore nacional e o fado a marcarem a agenda que incluiu, ainda, a terceira concentração de "tamborileiros".



PARTILHAR:

Imprensa luso-canadiana debate atentados

Carteiristas