A ausência das freguesias no órgão de decisão gerou hoje críticas na apresentação da proposta para o novo modelo de gestão do Parque Natural de Montesinho, a área protegida que se estende pelos concelhos de Bragança e Vinhais.

O Parque Natural de Montesinho foi criado há 43 anos e vai, pela primeira vez, ter um modelo de cogestão, em que além do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) estão representadas outras entidades, nomeadamente os municípios.

A comissão de cogestão, que será o órgão decisório, não tem representantes das 28 freguesias dos dois concelhos, que abrangem as 88 aldeias e oito mil habitantes desta área protegida, que ao longo dos últimos anos se têm queixado de ser esquecidos pela direção do Parque.

No momento em que se discute o novo modelo de gestão, “os presidentes de junta foram, maltratados, porque ninguém falou deles”, segundo o reparo feito por Telmo Afonso, presidente da União de Freguesias da Sé, Santa Maria e Meixedo, na cidade de Bragança.

O autarca, que é natural de uma das aldeias e já foi presidente de junta no Parque, acha “estranho não estar nenhum representante na gestão” e expressou esta posição durante a sessão que teve lugar hoje, em Bragança, com os diversos responsáveis pelo processo.

Telmo Afonso lembrou que “os constrangimentos têm sido muitos em relação às pessoas” e salientou que “tudo aquilo que está preservado foram os bisavôs, os avôs, os pais” que o fizeram.

“Houve uma altura em que o parque foi às pessoas e que se preocupou com as pessoas, agora é mais de «chicote»”, afirmou, referindo-se à ideia prevalecente da repressão, nomeadamente as coimas por práticas como cortes de árvores.

“A principal espécie que não é protegida no Parque Natural de Montesinho é a humana e os nossos jovens não se radicam nas aldeias porque têm restrições”, insistiu.

Às críticas, a diretora regional do INCF, Sandra Figueiredo, respondeu que as câmaras municipais, que presidem à Comissão de Cogestão “são órgãos eleitos que representam as pessoas e o território”.

Admitiu, contudo, que não conseguiram colocar toda a gente que gostariam na Comissão de Cogestão, todavia indicou que será possível criar grupos de trabalho sobre determinados setores, entre eles os do turismo de natureza.

A proposta para o novo modelo de gestão contempla três órgãos, um Conselho Estratégico de natureza consultiva com 20 instituições, entre eles um representante das juntas de freguesia, a Comissão de Gestão, que será quem toma as decisões, e uma estrutura de apoio, com técnicos para operacionalizar as decisões, como explicou a técnica coordenadora, Márcia Moreno.

A Comissão de Cogestão será o principal órgão presidido pelo presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, e pelo presidente da Câmara de Vinhais, Luís Fernandes, em substituição.

Da comissão fazem também parte o ICNF, a Direção Regional de Agricultura e Pescas, O Instituto Politécnico de Bragança, a associação florestal Arbórea, a associação ligada ao burro de Miranda, para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA), em representação das associações ambientalistas, e a Azimute, uma associação de Bragança ligada aos desportos de aventura, juventude e ambiente.

A proposta para o novo modelo de gestão será apresentada até agosto em sessões para ouvir contributos nas várias localidades do Parque, em outubro e novembro estará em discussão pública e em dezembro será apresentada a proposta final para começar em vigorar em 2023, segundo a técnica Márcia Moreno.

O presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, realçou que o que se pretende é “a articulação da preservação dos valores ambientais com as pessoas, sem nunca castrar o processo de desenvolvimento do território”.

Para o efeito, considerou que “a batalha daqui para a frente” será também “a revisão do Plano de Ordenamento do Parque Natural de Montesinho, que é restritivo em algumas matérias”.



PARTILHAR:

ICNF abre 3 vagas de Sapador Florestal para Vila Pouca de Aguiar

Santa Marta de Penaguião avalia potencial da serra do Marão para aposta na castanha