Cerca de 350 crianças celebraram, em antecipação, o Dia Mundial da Árvore com muitos jogos, música e dança na Quinta do Rei em Bragança, tendo ajudado, ainda, no plantio de quase 300 árvores.

 

Integrada na iniciativa Bragança Ecocidade e organizada pela autarquia brigantina com a participação dos alunos do quarto ano do 1º Ciclo da grande maioria das escolas do concelho, a celebração do Dia Mundial da Árvore que começou por volta das 11 horas foi um sucesso entre as crianças. Como elas próprias confessaram ao Diário de Trás-os-Montes é dar-lhes “pizza, pipocas e insufláveis” e é vê-las realmente felizes, sobretudo se o recreio for a mãe-natureza e elas estiverem em grupo rodeadas por colegas e amigos. 

Com, sensivelmente, 350 crianças a darem uma mãozinha no plantio de 270 árvores, foram-lhes transmitidos ensinamentos sobre a pegada ecológica de cada uma e como fazer para a diminuir. Contudo, e apesar dos momentos de sabedoria, ainda houve tempo de sobra para jogos, música, dança e muita animação que durou até meio da tarde de ontem.

“Estou aqui a divertir-me e a festejar o Dia Mundial da Árvore. O que estou a gostar mais é dos insufláveis”, transmitiu Diogo Afonso, de nove anos. “Está a ser muito divertido”, revelou Gracinda Fernandes, também ela com nove anos de idade. “Para além dos insufláveis, fiz as experiências, os perfumes e estive a fazer coisas sobre as árvores e a aprender”, acrescentou. “Estou a gostar muito dos insufláveis, já andei e vou continuar”, afirmou Catarina Esteves, adiantando, ainda, que “devemos cuidar das árvores e acho muito bem. E da natureza também”. “Fixe este dia! Já andei nos insufláveis e fiz uma experiência e deram-me este frasquinho com este perfume. Põe-se álcool com um fruto e dá um perfume”, descreveu Ângelo Fontes, cuja parte preferida também foram os insufláveis. “Estou a gostar de tudo propriamente”, contou Ana Martins. “Este dia está a ser mesmo fixe!”, exclamou Raquel Santos, a mais velha da turma, já com dez anos. Todas as crianças entrevistadas pertencem ao Centro Escolar de Santa Maria e, já no final, quando questionadas sobre o que iriam comer, responderam visivelmente satisfeitas e em uníssono: “vamos comer pipocas e pizza ao almoço!”

Quem também marcou presença como, de resto, não poderia deixar de ser, foi o edil brigantino. “Hoje comemoramos o Dia Mundial da árvore, pese embora não seja no dia correto. Lamentavelmente, nesse dia, já as crianças estarão em período de férias”, começou por justificar à Comunicação Social Hernâni Dias.

“Comemoramos o Dia com uma série de iniciativas neste local. Fizemos a plantação de 270 árvores, criando aqui um espaço que será depois, seguramente, agradável, tendo em conta a quantidade que está a ser plantada e para as crianças promovemos um conjunto de atividades lúdicas desde os insufláveis até vários pontos inseridos num circuito onde as crianças têm a oportunidade de aprender sobre a pegada ecológica. Tentamos sensibilizá-las para esta questão no sentido de ela ser o mais pequena possível, de forma, a que as crianças possam dar o seu contributo para um ambiente mais sustentável, uma natureza mais equilibrada, tentando fazer com que cada uma possa ser um agente positivo nessa mudança”, descreveu o autarca brigantino, destacando a importância deste compromisso no desenvolvimento de um futuro digno para as gerações vindouras.
 

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Exposição “Pinceladas” está patente ao público até abril

A Capital da Cultura do Eixo Atlântico com 200 eventos