Bragança recebeu pela primeira vez o campeonato nacional de corta-mato, organizado há várias décadas pelo Instituto Nacional para Aproveitamento dos Tempos Livres dos Trabalhadores (INATEL), no âmbito das actividades dos centros distritais de cultura e desporto deste organismo.

O evento contou com a participação de mais de 700 atletas, provenientes de todos os distritos do continente, Açores e Madeira, entre atletas federados, aspirantes e trabalhadores, que participaram nas finais nacionais de corta-mato.

Os vencedores das provas em cada distrito apresentaram-se, em Bragança, na luta pelo título nacional, que lhes permitirá participar em campeonatos do género a nível mundial. Paralelamente a delegação de Bragança do Inatel organizou, com o apoio da Associação Distrital de Atletismo, o campeonato regional de corta-mato, juntando mais 200 atletas em competição, onde se destacava o nome de Lucinda Moreiras, atleta do Grupo Desportivo de Bragança que integra regularmente as selecções de montanha da Federação Portuguesa de Atletismo e que viria a vencer a prova em que participou com relativo à vontade.

As provas, preparadas em distâncias adequadas às idades dos participantes, permitiram ver em acção atletas dos dez aos 75 anos de idade, com os veteranos a serem as grandes atenções dado que, só à sua conta, dispunham de seis corridas, divididas cada uma por cinco anos de idade.

De registar o elevado nível de desportivismo e camaradagem existente entre os atletas, havendo a registar casos de atletas que pararam as suas provas para socorrerem outros corredores que se encontravam em dificuldades para prosseguirem a prova. Um verdadeiro exemplo para muitos que fazem do desporto a sua vida.



PARTILHAR:

Filandorra promete "mais e melhor"

Contra más condições