A vida académica do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) equivale à dinâmica económica de 80 fábricas com uma centena de funcionários cada, comparou hoje o presidente da instituição.

Sobrinho Teixeira fez o balanço e o impacto do instituto na cerimónia de comemoração dos 30 anos, que decorreu hoje, em Bragança, com convidados como o antigo presidente da República, Jorge Sampaio.

O politécnico contabiliza entre os seus cerca de sete mil alunos, cerca de um milhar de estrangeiros de 35 nacionalidades diferentes, nomeadamente de países da lusofonia.

Aos estudantes juntam-se perto de mil professores e funcionários que geram na economia regional uma dinâmica que \"equivale a 80 fábricas com cerca de 100 funcionários cada\", segundo o presidente do instituto, Sobrinho Teixeira.

O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) tem cinco escolas nas cidades de Bragança e Mirandela com licenciaturas e mestrados nas áreas das ciências agrárias, tecnologia, social, saúde, turismo e comunicação.

O IPB desenvolve também investigação virada para a realidade regional que foi contemplada com um financiamento de 1,1 milhões de euros para os próximos três anos.

O secretário de Estado do Ensino Superior, João Queiró, participou nas comemorações e defendeu que \"é sobretudo através do ensino superior politécnico que o país tem de aumentar o número de jovens que acedem a qualificações superiores pela frequência de formações profissionalizantes que lhe darão melhores perspetivas de vida e de que o país necessita\".



PARTILHAR:

Duas dezenas de instituições

Vencedora das Sete Maravilhas