Uma delegação sindical encontrou-se na Terça-feira, 19 de Maio, com D. António Montes, Bispo de Bragança-Miranda para abordar as consequências regionais da actual crise mundial. Os sindicalistas \"entregaram-me um memorando sobre a situação aqui na região\" - disse à Agência ECCLESIA D. António Montes.

No distrito de Bragança \"não existe um grande problema de desemprego\" porque \"temos pouco emprego\" - realçou o prelado. Nesta matéria \"estamos «melhor» que no litoral e nas grandes cidades\" - admitiu.

Depois de consultar o memorando entregue pela delegação, D. António Montes frisou que a população da diocese (corresponde ao distrito) muito. Por cada cem jovens até aos 14 anos existem 224 idosos. \"A nossa população está a envelhecer drasticamente\" - alerta.

No ano dois mil o distrito tinha 147 mil habitantes. Passados 7 anos, o número decresceu para 142 mil. \"Todos os concelho diminuíram a população, excepto Bragança e Mirandela\" - referiu o bispo. E acrescenta: \"mesmo nestes dois concelhos juntos a subida situou-se nas duzentas pessoas\".

Com uma escassez de núcleos industriais, a região sofre com \"a desertificação\" visto que \"obriga as pessoas a saírem de cá\" - afirma o bispo. O tecido laboral desta região distribui-se da seguinte forma: \"nas aldeias as pessoas dedicam-se à agricultura e nas cidades trabalham nos serviços\".

Apesar desta situação, a crise vigente também chegou ao nordeste transmontano. \"Os cerca de 50 Centros Sociais e Paroquiais da diocese têm recebido vários pedidos de ajuda\" - lamenta D. António Montes. Em relação às solicitações feitas à Caritas diocesana, o bispo sublinha que as pessoas pedem ajuda essencialmente nas áreas da \"alimentação e renda de casa\".



PARTILHAR:

Entre a Régua e Foz Tua

São esperadas 10.000 pessoas