A criação pelo Governo do Marquês de Pombal da primeira região demarcada de vinhos do mundo no Douro, em 1756, vai ser assinalada pela Casa do Douro com um conjunto de eventos «significativos».

Para o efeito, a instituição vai convidar organismos, associações e autarquias para colaborarem na elaboração do programa, que deverá começar já este ano, e culminará no próximo.

Conferências temáticas, e actividades lúdicas, culturais e musicais, farão parte do cardápio festivo que deverão acontecer não só em Peso da Régua, mas também noutros concelhos que fazem parte da RDD.

Segundo o presidente da instituição duriense, Manuel António dos Santos, a comemoração da data tem um \"significado especial\" e servirá para \"relembrar todo um cenário e tempo de dificuldades por que passavam a lavoura duriense na época e que, de certa forma, algumas são comuns aos tempos de hoje\".

Em meados do séc. XVIII, as exportações estagnaram, enquanto a produção vinhateira continuou a crescer. Os preços desceram abruptamente e os ingleses decidiram não comprar vinhos, pois desconfiaram de adulterações.

A crise levou proprietários de grandes quintas durienses a fazerem sentir junto do Marquês de Pombal a necessidade de um organismo regulador do sector. Foi criada então a Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, em 10 de Setembro de 1756, com a finalidade de garantir a qualidade do produto, equilibrar a produção e o comércio e estabilizar os preços.

Para delimitar a Região foram colocados 335 marcos de pedra com a designação de Feitoria.



PARTILHAR:

Emoção ao cubo

Quase todo o territótio em seca extrema e severa