Manuel Agostinho Ferreira, de 74 anos, foi internado, há três semanas, no Hospital Distrital de Macedo de Cavaleiros, devido a \"um princípio de trombose\". A sua mulher, Feliciana Maria, visitava-o diariamente, pelo que estava ao corrente do estado de saúde do marido. No entanto, num desses dias, \"quando ia pedir licença para o visitar\", a enfermeira tentou confortá-la sentando-a numa cadeira. Mas, perante a insistência da senhora, \"a enfermeira disse que já não valia a pena lá ir\" (à enfermaria), porque o seu marido tinha falecido e estava na morgue. A senhora Feliciana insistiu que não podia ser, porque no dia anterior o marido estava \"muito melhor\", mas a enfermeira, convencida da sua verdade, lamentou dar a notícia, mas, \"de facto, o seu marido tinha falecido e estava na morgue\".

Perante o comunicado, a suposta viúva tratou de avisar os dois filhos que vivem em Espanha e através deles os sobrinhos, também ali residentes, ao todo 12 pessoas. Depois telefonou para o cunhado, irmão do marido, que é motorista de táxi em Macedo. De seguida, foi para Grijó tratar da mortalha, sendo ajudada por uma vizinha na tarefa de arranjar a roupa. Na altura, já as pessoas se iam juntando à porta, à espera do cadáver para rezar a coroa, uma vez que os sinos da igreja já tinham tocado a sinais, tal como sucedia simultaneamente em Saldonha, no concelho de Alfândega da Fé, de onde o alegado falecido é natural, e em Vale Pereiro, no mesmo concelho, terra da naturalidade da esposa.

Já com a mortalha arranjada, a senhora dirigia-se para a morgue do Hospital quando lhe apareceu outro cunhado, irmão do marido, a dizer-lhe que, afinal, o morto não era Manuel Agostinho Ferreira. Tinha sido a agência funerária que o informara que o corpo depositado na morgue era de um senhor da aldeia de Ferreira, que não tinha nada a ver com o seu irmão. A confusão da enfermeira teria acontecido ao associar o nome da terra com o nome da pessoa. Agostinho Ferreira estava pois no hospital, mas vivo e de boa saúde.

Em Grijó, o senhor Agostinho passou a ser conhecido como \"o morto vivo\". O pior é que a esposa não ganhou para o susto. Pouco tempo após ter recebido a notícia, desmaiou, não sabe onde, e em consequência disso ficou sem a aliança e sem outro anel que trazia no mesmo dedo.



PARTILHAR:

Nova greve dos trabalhadores consulares

Novo preço em vigor a partir de Junho