O concurso de recrutamento de professores para o próximo ano lectivo arranca em Fevereiro e o Ministério da Educação vai disponibilizar, na próxima semana, uma demonstração do formulário de inscrição, anunciou hoje o ministério.

Em conferência de imprensa hoje realizada, o Director Geral dos Recursos Humanos da Educação explicou que o formulário destina-se a permitir uma experimentação antecipada e massificada por parte de todos os candidatos e promover a rápida habituação ao novo ambiente da Internet.

Este formulário, adiantou Diogo Simões Pereira, não terá qualquer validade para efeitos de concurso e os dados não serão guardados, mas apenas registado o número de visitantes.

Segundo o director Geral da Direcção Geral dos Recursos Humanos de Educação (DGRHE), o concurso electrónico passa por uma inscrição obrigatória, a efectuar no início de Fevereiro e pela candidatura, no início de Março.

Para o acesso à Internet, acrescentou, será criada uma rede nacional de ciberpontos do Ministério da Educação, assim como está prevista a criação de um centro de atendimento telefónico e de uma loja da Direcção Geral dos Recursos Humanos de Educação.

O concurso de colocação de docentes para 2005/2006, segundo a Ministra da Educação, acautela todas as recomendações do relatório da auditoria da Inspecção-Geral de Finanças sobre o anterior processo de recrutamento de professores.

No relatório hoje divulgado por Maria do Carmo Seabra, a IGF recomenda à DGRHE que reestruture os formulários de candidatura, quer em papel quer em formato electrónico, que invista nos sistemas de autentificação de candidatos por forma a obter candidaturas inequívocas no sistema informático, que melhore os níveis de serviço Web a prestar aos candidatos durante os períodos de candidatura e que pondere a opção de recursos a um centro de dados adequadamente apetrechado.

A IGF recomenda também que a implementação, a nível de Base de Dados, de um controlo adequado dos históricos de candidatos e de candidaturas, para que seja possível em qualquer momento reconstituir o percursos das candidaturas desde a entrada no sistema informática até à produção das listas.



PARTILHAR:

Revisão das compensações financeiras

Bloco central na Assembleia