A Junta de Freguesia de Santa Maria quer saber quem assume a responsabilidade pela não instalação de uma farmácia naquela zona de Bragança. O concurso público para a instalação de uma farmácia na freguesia foi publicado a 13 de Maio de 2005, em \"Diário da República\", houve seis candidatos, mas três anos depois não há qualquer resposta do Infarmed, nem foram divulgados os resultados. \"O concurso não teve qualquer consequência até hoje\", referiu o presidente da Junta, Jorge Novo.

A Autarquia inquiriu o Infarmed sobre a situação e, através de uma resposta por escrito, aquele organismo informou que \"correm termos neste instituto\". \"Não explicaram se ainda se prevê a instalação da farmácia, nem se há algum calendário para a instalação, nem deram qualquer resposta sobre o concurso público, tanto mais que os prazos já foram largamente ultrapassados\", explicou o autarca.

A freguesia de Santa Maria é um das duas inseridas na malha urbana da cidade de Bragança e tem mais de cinco mil habitantes. A legislação em vigor refere que uma das condições para a criação de farmácias é a de que as localidades tenham pelo menos 3100 eleitores.

\"Nós ultrapassamos esse número, além de que está a ser construído um novo centro de saúde na zona de Santa Maria\", afirmou Jorge Novo. A maioria dos residentes em Santa Maria são idosos, que habitam na zona histórica, para onde o autarca reclama a farmácia.



PARTILHAR:

Zona da Portela, em Folhadela

GNR investiga morte de homem