Sala ao rubro no Teatro para os Galandum Galundaina que, em plena comemoração do 20º aniversário, vieram a Bragança acompanhados pela Banda Militar do Porto e pelo Coro do Círculo Portuense de Ópera.

 

Foram, sensivelmente, quatro centenas as pessoas que este sábado à tarde esgotaram a lotação do Teatro Municipal de Bragança para assistirem ao concerto dos Galandum Galundaina.

Com o propósito de celebrar duas décadas de palco, a banda de música tradicional mirandesa lançou, recentemente, o seu quarto trabalho discográfico, de nome “Quatrada”. À capital do nordeste, o grupo fez-se acompanhar por 120 músicos, oriundos da Banda Militar do Porto e do Coro do Círculo Portuense de Ópera. Um feito que só havia acontecido uma outra vez a 19 de novembro na Casa da Música do Porto.

No final do concerto, a plateia foi completamente tomada de surpresa quando os convidados de honra dos Galandum Galundaina interpretaram em uníssono o hino nacional. Instintivamente, o público abandonou os seus lugares sentados para, em sinal de respeito, ouvir rendido “A Portuguesa”. Depois de uma execução perfeita, os músicos da banda militar e as vozes portuenses foram, efusivamente, ovacionados de pé pelo auditório.

Criado em 1996 com o intuito de recolher, investigar e divulgar o património musical, as danças e a língua das terras de Miranda do Douro, os Galandum têm exportado portugalidade através da cultura tradicional mirandesa um pouco por todo o mundo, sendo já uma banda reconhecidamente internacional com créditos firmados.

Para além da edição de quatro discos e um DVD ao vivo, o seu trabalho inclui a padronização da gaita-de-foles mirandesa e a construção de instrumentos tradicionais usados em concerto.

Em palco, os quatro elementos apresentam um repertório vocal e instrumental na herança do cancioneiro tradicional das Terras de Miranda, onde as harmonias vocais e o ritmo das percussões nos transportam para um universo atemporal.
 

Galeria Fotográfica: http://www.diariodetrasosmontes.com/fotogaleria/galandum-em-concerto


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Dívida acumulada de mais de 300 mil euros

Unidas por comum desígnio