O lançamento do concurso para a execução do estudo prévio do prolongamento da A4, de Vila Real até à fronteira Quintanilha, serviu para o primeiro-ministro, Santana Lopes, rebater ontem todas as questões relacionadas com as acessibilidades a Trás-os-Montes.

No mesmo dia em que Bragança acolheu a reunião do Conselho de Ministros, o concurso público da auto-estrada foi publicado, o que levou Santana Lopes a falar em aposta no Interior. \"O concurso estava previsto até final do ano e antecipamos o lançamento um mês e meio, porque a auto-estrada é uma velha aspiração desta região\", sublinhou o líder do Executivo.

Segundo Santana, o concurso da obra poderá ser lançado já no próximo ano, dado que é intenção do Governo fazer chegar as auto-estradas a todas as capitais de distrito. Além de Bragança, o Governo promete ligar Portalegre e Beja a esta rede rodoviária. \"Esta é uma legislatura para decisões que estavam à espera de ser tomadas à muito tempo\", assevera o primeiro-ministro.

As acessibilidades, de resto, marcaram o dia de ontem, já que, para além do prolongamento da A4, também foi publicado o concurso para a construção do nó de Pombal do IC5, que vai ligar o IP4 ao IP2.

No final do Conselho de Ministros, o titular da pasta das Obras Públicas, António Mexia, falava em 800 milhões de euros para melhorar a rede de estradas nos próximos cinco anos.

Uma fatia significativa deste bolo, segundo o governante, será aplicada no prolongamento da A4, na construção da ponte internacional de Quintanilha e do IC5, na conclusão do IP2 e na melhoria de 135 quilómetros de estradas nacionais até 2009.

Além da rodovia, António Mexia anunciou a elaboração de um contrato-programa com o Instituto Nacional de Aviação Civil para a instalação de ajudas-rádio nos aeródromos de Bragança e Vila Real. Trata-se de instrumentos que permitirão às aeronaves que fazem a ligação Bragança-Vila Real-Lisboa operar em caso de condições meteorológicas adversas.

Estas medidas levam Santana Lopes a afirmar que o Executivo está a trabalhar para acabar com as assimetrias no País. \"Não acredito num País que viva em torno de dois pólos urbanos, em Lisboa e Porto, e Portugal é um País pequeno onde existem grandes assimetrias que não fazem sentido\", sustenta o primeiro-ministro.

A reunião de ontem do Conselho de Ministros também ficou marcada pela aprovação da Estratégia Nacional de Desenvolvimento Sustentável para o período 2005-2015. Trata-se de um conjunto de medidas para \"tornar Portugal num dos países mais competitivos em termos de qualidade ambiental\", tal como referiu o ministro-adjunto, Henrique Chaves.
O Governo aprovou, também, a Agência da Sociedade do Conhecimento, um organismo que vai gerir os investimentos do Estado na Sociedade da Informação, no âmbito do POSI. Segundo Henrique Chaves, para o próximo ano, estão previstos 390 milhões de euros nesta área.

JS entrega \"kit de inauguração\"

Momentos antes da onda inaugural, o PCP e a JS locais desdobravam-se em acções de protesto. Os comunistas decidiram fazer uma exposição fotográfica no largo dos Correios de Bragança para denunciar \"crimes de abandono de património\" e \"encerramento de serviços\".

Os jovens socialistas lembraram-se de incumbir o governador civil de Bragança de entregar a Santana Lopes um \"Kit de Inauguração\" carregado de ironia. Trata-se de uma caixa composta pelas placas de inauguração da Universidade de Bragança, da sede do ICN e da ponte Internacional de Quintanilha, as principais bandeiras eleitorais do ex-primeiro ministro, Durão Barroso.



PARTILHAR:

Motivos fúteis

Executivo empenhado em reduzir assimetrias