Um ensaio público, uma \"conversa à volta do Teatro\" e a realização de um espectáculo intitulado \"A escrita da voz\" foram as iniciativas programadas pelo Teatro de Estudantes de Bragança (TEB), em colaboração com a Câmara local, para assinalar as comemorações do Dia Mundial do Teatro. Segundo a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Bragança, Isabel Lopes, com a realização do ensaio público pretendia-se dar azo a uma conversa \"interactiva\" sobre o teatro entre o público e os actores.

Por sua vez, a companhia Teatro em Movimento, que festeja esta data na cidade brigantina há mais de 20 anos, decidiu comemorar o Dia Mundial do Teatro em Torre de Moncorvo e Carrazeda de Ansiães, onde estava programada a estreia da sua 126ª produção. Segundo o director da companhia, Leandro Vale, optou-se por \"descentralizar\" este tipo de eventos. No entanto, o dirigente lembrou também que na agenda cultural de Bragança já existiam actividades de comemoração programadas por outra entidade, pelo que o Teatro em Movimento achou que \"não deviam ser feitas acções paralelas\" na cidade.

O espectáculo escolhido por esta companhia para assinalar o dia dedicado ao teatro tem por nome \"O alto e o baixo\" e conta com texto, encenação e interpretação de Leandro Vale. Trata-se de um espectáculo multimédia, que engloba meios \"completamente\" diferentes dos usados até agora e cujo tema reverte para uma ideia \"anti-guerra\". \"Esta é uma forma de exprimirmos a nossa contestação contra as guerras\", explicou Leandro Vale. A peça será também apresentada na localidade de Velas, no arquipélago dos Açores.

Paralelamente com a apresentação do espectáculo, o Teatro em Movimento agendou também uma exposição \"retrospectiva\" dos 23 anos da companhia, em Torre de Moncorvo.



PARTILHAR:

Obra deverá ficar pronta em finais de Agosto

TEF reclama apoio ao teatro regular