Natureza e Biodiversidade (ICNB) a proposta final do Plano de Ordenamento do Parque Natural de Montesinho. A comissão criada para a elaboração do documento já concluiu o trabalho e os resultados foram apresentados sexta-feira da semana passada à direcção do ICNB, com cerca de um ano de atraso em relação ao que estava inicialmente previsto.

O processo de elaboração do plano de ordenamento do Parque Natural de Montesinho, há muito reivindicado, foi marcado por vários avanços e recuos. Em Fevereiro de 2005, o ICNB assinou um acordo com o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) para a elaboração do documento, que deveria ficar concluído em Dezembro desse ano.

O prazo acabou por ser alargado em quatro meses, mas, mesmo assim, a versão do IPB só foi entregue em Janeiro de 2007. Por causa deste atraso o acordo entre as duas partes foi rescindido e o ICNB acabou por tomar conta dos trabalhos, criando uma comissão de acompanhamento. A primeira versão deste documento começou a ser conhecida em meados deste ano e foi amplamente contestada por populações e autarcas inseridos na área protegida. Alegavam que continha medidas restritivas a algumas actividades e impedia a exploração de energia eólica e a construção de barragens no Parque Natural de Montesinho.

No entanto, durante o período de discussão pública, que decorreu em Setembro, algumas sugestões foram aceites pela comissão, que acabou por introduzir alterações à proposta inicial. Este trabalho decorreu até agora e a proposta definitiva ficou finalmente pronta para ser entregue à direcção do ICNB.

O documento será agora enviado à secretaria de Estado do Ambiente para ser analisado e só depois será remetida à apreciação do Conselho de Ministros. No entanto, o deputado socialista e líder da distrital do PS de Bragança já garantiu que a proposta não deverá ser aprovada. Para já, os responsáveis pela elaboração do plano e pelo departamento Norte das áreas classificadas não prestam declarações sobre a proposta final do Plano de Ordenamento do Parque Natural de Montesinho.



PARTILHAR:

Peredo de Bemposta

Freguesia de Gouvinhas