Paulo Gonçalves (CDC Pinheiro - Guarda) venceu no passado sábado a 1ª edição dos TRILHOS DE MOGADOURO - AMENDOEIRAS EM FLOR, prova de atletismo que deu início ao Circuito Nacional de Montanha 2003.

Paulo Gonçalves, internacional em montanha nas últimas edições das Taças do Mundo e Europa da especialidade, não deixou os seus créditos por pernas alheias e fez juz aos vaticínios que o davam como favorito para esta competição, construindo ao longo de 14 enlameados e muito duros quilómetros a sua primeira vitória da época em montanha e embolsando os 550 euros reservados ao vencedor desta prova.

Nos lugares imediatos classificaram-se Germano Neves (Gaienses / Toyota), a 45 segundos do vencedor e Francisco Pereira (Casa do Povo de Fermentões) numa surpreendente estreia nas provas de montanha que lhe permitiram acompanhar o ritmo dos primeiros até cerca dos 10 km mas claudicando na descida final para Mogadouro perante a maior experiência dos seus adversários.

No sector feminino vitória para a bi-campeã nacional Lucinda Moreiras (N.A.Matosinhos), sem opositoras à altura como comprova os cerca de 7 minutos de vantagem na meta para a 2ª classificada, a individual Natalina Coelho, e mais um minuto para a 3ª classificada, Lurdes Monteiro (CDC Pinheiro - Guarda).

Colectivamente, vitória e os correspondentes 600 euros de prémio para os campeões nacionais de montanha, Os Gaienses / Toyota, com 5 minutos de vantagem para a Casa do Povo de Fermentões que suplantou num escasso minuto o CDC Pinheiro, ocupante do lugar mais baixo do pódio.

Destaque para o elevado número de atletas classificados, 168, a demonstrar a vitalidade da corrida de montanha em Portugal e o interesse que o nóvel Circuito Nacional de Montanha 2003 despertou junto dos melhores corredores nacionais que se deslocaram a Mogadouro, bem como os atletas de Espanha que, dada a localização fronteiriça do concelho não desperdiçaram a oportunidade para medir forças com os nossos melhores especialistas.

Organização a cargo da Câmara Municipal de Mogadouro, que em boa hora levou a cabo esta competição integrando-a nas Festas das Amendoeiras em Flor, cartaz turístico por excelência do Nordeste Transmontano. A prova contou ainda com o apoio da Associação de Municípios do Douro Superior, Região de Turismo do Nordeste Transmontano, Terras de Aventura, Junta de Freguesia de Valverde, ACRD Valverde, Bombeiros Voluntários de Mogadouro, GNR - Mogadouro, Água Serra da Estrela e Rádio Planalto.

O Circuito Nacional de Montanha 2003 prossegue na tarde de 27 de Abril próximo com a realização do CIRCUITO DA SERRA DA FREITA, numa prova com partida e chegada em Arouca.



PARTILHAR:

Por uma «maior funcionalidade»

Colóquio sobre comunidade luso-americana