A Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM) lançou um concurso público para instalação de mais câmaras de videovigilância na região no valor de mais de 1,5 milhões, foi hoje publicado em Diário da República.

A Lusa contactou a CIM-TTM, que adiantou que vão ser instaladas nesta fase 16 novas Torres de Videovigilância, possibilitando uma cobertura de 70% do território. Juntam-se às existentes nas Serras de Bornes, Nogueira e Castanheira.

Este procedimento destina-se a dar continuação de um programa que foi pioneiro no país, apresentado em 2018.

O projeto, descreveu a CIM-TTM nesse ano, “visa a vigilância e monitorização das zonas florestais, contribuindo para otimizar recursos e melhorar respostas no campo da prevenção, deteção, gestão e combate a incêndios florestais” e o sistema permite sistema uma vigilância permanente, em tempo real, 24 horas por dia durante todo o ano.

Esta é uma ferramenta de apoio aos agentes da Proteção Civil e GNR no campo da defesa e proteção da floresta contra incêndios.

O concurso tem um valor total de 1.508.172,31 euros e prevê instalar câmaras na União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo, no concelho de Bragança, segundo o anúncio concursal publicado esta sexta-feira.

As propostas para este concurso aberto à União Europeia, e que conta com fundos comunitários, podem ser entregues até 13 de agosto, tendo depois um prazo de execução de 16 meses.

A CIM-TTM é um agrupamento de municípios que agrega nove dos doze concelhos do distrito de Bragança - Alfândega da Fé, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso e Vinhais.




PARTILHAR:

Douro reduz produção de vinho do Porto para as 75 mil pipas