Parte do espólio da família Carmona Pinheiro de Campos em exposição com 30 exemplares de chapéus dos séculos XVIII e XIX no Centro Cultural Adriano Moreira.

 

Foi inaugurada ontem pelas 17h30 a exposição temporária “Chapéus há muitos...” na Sala Cervantes do Centro Cultural Municipal Adriano Moreira em Bragança. Os cerca de trinta exemplares pertencentes ao espólio da família Carmona Pinheiro de Campos estarão patentes até ao dia 20 de março.

Segundo a vereadora da cultura da Câmara Municipal de Bragança, o convite partiu da família brigantina, que contatou o Arquivo Municipal e manifestou interesse em realizar esta exposição com parte do seu espólio. A partir daí, quer o Executivo, quer o próprio Arquivo, acolheram a iniciativa levando esta exposição a bom porto. “Temos aqui agora para mostrar um bocadinho aquilo que era um acessório muito utilizado nos séculos XVIII e XIX e que, agora, não passam de um adorno decorativo, quando, outrora, eram tão utilizados na sociedade ocidental, inclusive na portuguesa”, revela Cristina Figueiredo. A responsável admite que esta mostra “deu algum trabalho porque eram chapéus guardados há muito tempo e houve, realmente, uma preocupação na limpeza e no seu tratamento”.

De salientar que esta exposição da família Carmona nunca antes havia sido exposta ao público. Ou seja, desde a última vez que foram utilizados, estes chapéus nunca estiveram em exposição. “As pessoas podem, agora, apreciar estes adornos e elementos decorativos belíssimos”, sublinha a vereadora.



PARTILHAR:

UTAD estuda o comportamento dos morcegos

GNR de Miranda do Douro apreende 13 viaturas