Para tal, basta que se dirijam ao Centro de Reconhecimento Validação e Certificação de Competências (CRVCC), que acaba de ser instalado no NERBA, tendo em vista a qualificação de recursos humanos na região.
Trata-se de um centro de acolhimento e orientação para adultos maiores de 18 anos, activos, empregados, desempregados que não possuem a escolaridade de 4º, 6º e 9º ano de escolaridade.
O NERBA é a entidade acreditada pelo Sistema Nacional de Acreditação de Entidades da Agência Nacional de Educação e Formação de Adultos, no âmbito da Intervenção Operacional da Educação (Prodep III), para reconhecer, validar e certificar competências que os adultos foram adquirindo ao longo da sua vida.
Considerando que a região bragançana possui um dos mais baixos índices de escolaridade, a criação deste Centro contribuirá para resolver parte deste problema.
Recorde-se que ao nível dos trabalhadores das autarquias locais do distrito, 40 por cento não possui o 9ºano de escolaridade, o que dificulta a sua progressão de carreira. Por outro lado, a nível nacional existem três milhões de activos que não cumprem a escolaridade mínima obrigatória, o que vem demonstrar a importância dos centros que estão a ser criados em todo o país.

Júri de Validação
Quando um adulto se dirige ao CRVCC submete-se a um diagnóstico inicial onde são abordadas as suas expectativas, carreira profissional e escolar e as suas actividades extra-profissionais.
O que se pretende é certificar e qualificar pessoas, conhecendo a sua história de vida, avaliando as suas competências e fazendo um balanço real.
O reconhecimento e validação de competências reporta-se ao referencial de competências-chave da ANEFA, composto por quatro áreas distintas: Linguagem e Comunicação (LC), Matemática para a vida (MV), Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e Cidadania e Empregabilidade (CE). Cada uma delas está organizada em três níveis: básico 1, básico 2 e básico 3, equivalentes a todos os efeitos legais aos 4º, 6º e 9º ano de escolaridade.
A avaliação da candidatura é realizada por um Júri de Validação, constituído por um conjunto de profissionais das áreas de competências-chave que integram o referencial da ANEFA.
Caso o adulto não reúna as condições necessárias para se submeter ao processo de Validação e Certificação, o CRVCC poderá orientá-lo para a realização de formações complementares , que possibilitem a conclusão dos níveis certificáveis.
A equipa do CRVCC instalado no NERBA é composta por seis elementos. Duas pessoas são licenciadas na área da Psicologia, uma na área de Sociologia, uma administrativa e um Técnico Oficial de Contas, para além da directora do Centro, Helena Videira. Os formadores são pessoas residentes na região, o que facilita as relações interpessoais e o conhecimento da realidade local.



PARTILHAR:

III Divisão nacional

Vem aí o FARPA 2002