O Centro de Vacinação Covid-19, instalado pelo Município de Bragança no Pavilhão Municipal Arnaldo Pereira, recebeu hoje os primeiros utentes para vacinação, chamados conforme as prioridades definidas pelas entidades competentes, com as equipas da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, responsáveis pela preparação e administração da vacina contra a COVID-19.

No total, durante todo o dia de hoje serão vacinadas mais de 150 pessoas.

Este espaço, instalado no Pavilhão Municipal Arnaldo Pereira, foi criado pela Câmara Municipal de Bragança em parceria com a ULS do Nordeste, no sentido de disponibilizar um local de vacinação amplo, acessível e seguro para os utentes. Além disso, irá permitir à ULS do Nordeste vacinar um maior número de pessoas em simultâneo, dependendo da disponibilidade de vacinas.

O Centro de Vacinação está organizado por áreas, com circuitos bem definidos e identificados, de modo a facilitar a mobilidade dos utentes, que têm ainda ao dispor um conjunto de profissionais que prestam apoio naquele espaço.

Neste sentido, os utentes são recebidos na área de admissão, junto à entrada do Pavilhão, deslocam-se, de seguida, para a sala de espera, onde aguardam a sua vez para a vacinação com todas as medidas de segurança em termos de distanciamento físico, posteriormente são chamados para uma das quatro salas de vacinação, que dispõem de todas as condições para o ato de vacinação e garantia de privacidade, e, após a vacinação, aguardam na sala de vigilância, sob o olhar atento de profissionais de saúde.

Esta sala tem acesso rápido a uma enfermaria, em caso de necessidade de cuidados médicos, e ao exterior. As salas de espera e de vigilância têm ainda acesso a instalações sanitárias.

Este espaço contempla ainda áreas dedicadas para os profissionais de saúde, nomeadamente uma sala de apoio para preparação de vacinas, balneários e uma zona para refeições. 2 Tendo em vista o aumento das taxas de vacinação, de acordo com o preconizado pelas entidades competentes, a ULS do Nordeste estabeleceu parcerias com os 12 municípios do distrito de Bragança, no sentido de criar espaços organizados, que ofereçam todas as condições de segurança no acolhimento de um elevado número de utentes.

Nesse sentido, os restantes Centros de Vacinação do distrito de Bragança, irão abrir gradualmente, de acordo com a disponibilidade de vacinas contra a COVID-19. Os utentes irão continuar a ser convocados segundo a priorização estabelecida no Programa Nacional de Vacinação contra a COVID-19.

No distrito de Bragança, a campanha de vacinação está a decorrer de acordo com o estipulado no referido Plano, que abrange nesta fase profissionais de saúde, colaboradores e utentes das Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas e outros lares residenciais, utentes que integram o primeiro grupo prioritário e profissionais essenciais, como os agentes de segurança da PSP e da GNR, os bombeiros e profissionais da comunidade escolar.

O processo de vacinação contra a COVID-19 em curso no distrito de Bragança é assegurado por equipas multidisciplinares, mediante o estrito cumprimento de todos os procedimentos de qualidade e segurança, desde a preparação, à administração e à vigilância pós-vacinação.

A ULS do Nordeste deixa assim uma mensagem de tranquilidade à população do distrito de Bragança, assegurando que todas as pessoas irão ser convocadas para efetuar a vacina, de acordo com a priorização determinada no Plano Nacional de Vacinação contra a COVID-19 e no estrito cumprimento de todas as normas e orientações das entidades competentes nesta matéria.


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Prisão preventiva para suspeito de violência doméstica em Bragança

Estratégia de habitação de Vila Real prevê aplicar 10 ME e apoio a 143 famílias