Cinquenta alunos do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) foram esta quarta-feira assistidos na urgência da unidade hospitalar de Bragança com problemas gastrointestinais de causas ainda desconhecidas, noticia a Lusa.

Segundo confirmou fonte hospitalar à Lusa, 50 estudantes foram atendidos na urgência, mas apenas três ficaram em observação para receberem soro, por se encontrarem mais debilitados.

A fonte esclareceu ainda que «nenhum dos estudantes apresentava desidratação ou problemas de maior» e que «alguns procuraram assistência hospitalar mais por precaução, perante os sintomas dos colegas».

Vómitos, diarreias, febre, arrepios e cólicas eram alguns dos sintomas que vários alunos, a esmagadora maioria caloiros, começaram a sentir ao início da manhã de hoje, segundo contou à Lusa Filipa Carvalho da Associação Académica do IPB.

Virose ou intoxicação?

A maioria dos afectados frequenta a Escola Superior Agrária, de acordo com outras duas alunas, que acompanharam os colegas ao hospital, Elisabete e Sandra Pinto. Segundo contaram, os alunos com sintomas jantaram, terça-feira à noite, na cantina do politécnico e por terem este facto em comum, inicialmente suspeitou-se de uma intoxicação alimentar.

O administrador dos serviços sociais do IPB, Osvaldo Régua, disse à Lusa que esta possibilidade está a ser averiguada, mas mostrou-se convencido de que é «remota».

No jantar de terça-feira, segundo disse, foram servidas quase 600 refeições e apenas um número reduzido de alunos acordou com os sintomas. «O próprio pessoal da cantina comeu o mesmo e não apresenta qualquer problema», afirmou.

Mesmo assim, o IPB enviou para análise laboratorial amostras da comida servida, nomeadamente amêijoas, que serviam apenas de acompanhamento ao prato principal, mas que surgiram no topo das desconfianças dos alunos.

Acredita mais na hipótese de uma virose por a maioria dos alunos afectados serem caloiros da Escola Superior Agrária, que, no momento, participam nas praxes com rituais, nomeadamente em lameiros e noutros locais em que podem ficar expostos a este tipo de situações.



PARTILHAR:

Pedreira em Atei

VII Colóquio Anual da Lusofonia