Saber abençoar casamentos católicos e ter uma palavra especial para com os nubentes tem sido o segredo de sucesso do jovem pároco transmontano de Santa Comba da Vilariça, Vila Flor. O sucesso é de tal ordem que, em apenas seis anos de sacerdócio, já efectuou 203 matrimónios e ninguém se divorciou. Alguns dos enlaces foram feitos no estrangeiro, a pedido dos emigrantes transmontanos. O Brasil é a próxima \"missão nupcial\" deste religioso.

Casamentos, 203 - Divórcios, 0. Pode parecer o resultado de um jogo de basquetebol entre uma super equipa e um pequeno grupo de bairro, mas, na verdade, \"a vitória\" pertence ao pároco de Santa Comba da Vilariça, o sacerdote José Rodrigues.

Em quase seis anos de sacerdócio, este jovem padre já celebrou 203 casamentos e na sua \"folha de serviço\" ainda não consta um único divórcio. \"Espero que assim continue a ser, pois é sinal que os casamentos ficam bem abençoados\", observa José Rodrigues, com um sorriso rasgado.

Coincidência ou não, o certo é que os casais que recebem o sacramento do matrimónio pela mão de José Rodrigues mantêm-se unidos, até aos dias de hoje. E, para o pároco, esta situação não é obra do acaso. \"Há dois pilares fundamentais: a oração permanente pelos casais e a assistência espiritual\", assevera o sacerdote.

Apesar da explicação teológica para o sucesso dos casamentos, o padre confessa que nem sempre é fácil evitar separações. \"Já cheguei a ir a Lisboa ter com um casal que estava a passar por uma fase complicada e quase a partir para o divórcio, mas graças a Deus conseguiu-se vencer a situação, através do diálogo e ainda hoje estão casados\", recorda o pároco.

Apelo à consciência

Numa época em que o matrimónio católico já viu melhores dias, o pároco sente-se feliz \"pela vitória\" dos casamentos sobre os divórcios, mas adverte: \"às vezes tenho impressão que há pessoas que casam pela Igreja só pela cerimónia ser mais bonita e não pelo significado do casamento religioso\". O sacerdote critica, também, o aparato excessivo que rodeiam o casamento católico: \"Em alguns casos dá-se mais importância ao vestido, à limousine que transporta os noivos e ao copo dŽágua do que ao compromisso do casamento\".

Mesmo assim, o pároco de Santa Comba da Vilariça não se pode queixar de \"falhanços\", talvez porque tenha por hábito sensibilizar os noivos para o simbolismo do matrimónio.

Casamentos na América

José Rodrigues tem a seu cargo nove paróquias do distrito de Bragança, mas a sua \"área de influência\" ultrapassa as fronteiras da diocese. Do seu \"currículo\" já constam casamentos celebrados em cidades como Coimbra, Porto, Bragança, Viana do Castelo e Vila Real.

Mas tem sido muito solicitado no estrangeiro, como é o caso da Califórnia (Estados Unidos da América) e Brasil, onde José Rodrigues já celebrou três e um casamento, respectivamente. Para o Brasil já estão agendados mais dois matrimónios luso-descendentes, logo que haja disponibilidade da parte do pároco. O padre explica por que razão os convites partem de casais jovens: \"gostam da forma como se desenrola a cerimónia e depois contactam-me\".

Só no primeiro ano de sacerdócio, José Rodrigues celebrou cerca de 70 casamentos, na sua maioria em Bragança, dado que o jovem sacerdote residia em Samil, antes de ter a seu cargo as nove comunidades na zona da Vilariça. Grande parte das solicitações chega no mês de Agosto, altura em que o pároco chega a fazer \"dois ou três casamentos por semana\".



PARTILHAR:

Wender foi a Chave(s)

Compromisso de avançar