A Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro (CTMAD) de Lisboa conta, a partir de agora, com uma singular obra de Armando Jorge e Silva, que produziu uma Monografia Histórica da CTMAD.

O livro, editado pela CTMAD, foi apresentado na Voz do Operário, em Lisboa, no mês passado, em cerimónia integrada na comemoração do 101º aniversário daquela instituição transmontanoduriense.

A obra insere-se no género histórico e, como tal, o conteúdo temático e seu tratamento obedece às regras específicas do tipo literário a que pertence, o que logo, obrigou o autor a uma investigação documental que se prolongou por mais de um ano.

Pelas razões mais diversas, incluindo as económicas, o trabalho evitou o desperdício de análises alongadas e descrição de factos secundários, dando-nos a conhecer, em síntese, o fundamental dos primeiros 100 anos da vida da CTMAD.

Depois do prefácio, da responsabilidade do presidente da direcção da instituição, Nuno Aires, e habituais notas introdutórias, o livro apresenta uma primeira parte composta por seis capítulos que nos falam do contexto histórico em que a Casa apareceu, em 1905, com o nome de Club Transmontano. Seguem-se dados dos fundadores, estatutos, das várias sedes, dos associados e das actividades da CTMAD. Na segunda parte são incluídos anexos com a composição de vários órgãos sociais, conferências, homenagens e cronologia, entre outros.

100 Anos da Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro é um livro indispensável à cultura transmontana, que submerge na terra mais profunda da região.



PARTILHAR:

Fogos diminuíram em Bragança

Associação quer captar turistas