Foi inaugurada, ontem, em Freixo de Espada à Cinta, a sede da Associação Parques com Vida (APCV). Nesta associação, estão englobados 13 concelhos, pertencentes a cinco distritos da região Norte (Braga, Bragança, Guarda, Vila Real e Viana do Castelo), que integram três parques naturais e um parque nacional (Alvão, Montesinho, Douro Internacional e Peneda /Gerês).

\"A linha estratégica a seguir pela APCV assenta no princípio de promover o território fora do território, de forma a atrair os visitantes às áreas protegidas aderentes, procurando, assim, optimizar economicamente a presença do consumidor em favor dos agentes económicos locais,\" explicou Paulo Eça, secretário-geral do Instituto para o Desenvolvimento Agrário da Região Norte.

\"São quatro áreas protegidas de montanha distintas, mas, agora, passa a haver uma interligação entre elas, através de uma espécie de marca chapéu, Parques com Vida, e, desta forma, o visitante fica a saber o que se passa em cada um dos concelhos envolvidos, já que haverá uma troca de informação constante,\" salientou o responsável.

Numa primeira fase, a APCV, através da sua Comissão Instaladora, privilegiará a adesão de novos associados institucionais, como é caso das autarquias e agentes económicos prestadores de serviço de alojamento, restauração, animação turística e postos de venda ao público. Estes utilizadores da marca Parques com Vida terão de apostar numa estratégia de qualidade, de forma a cativar o visitante, já que se pretende que este tipo de acção turística não seja massificada.

Na segunda fase do projecto, a qual arrancará daqui a seis meses, a APCV lançar-se-á na procura do mercado externo, de forma a atrair turistas de vários pontos da Europa e não só.

Segundo Vítor Batista, director do Parque Natural do Douro Internacional e presidente da APCV, com a criação desta associação, existe, agora, uma \"personalidade\" jurídica, de forma a controlar a qualidade desta marca. Desta forma, a APCV dá corpo à oferta turística social e ambientalmente responsável dos concelhos pertencentes às áreas protegidas que a integram.



PARTILHAR:

Casa de Trás-os-Montes ganha monografia

Na estação de Godim