De 15 a 17 de março, Caretos de Podence vão a Binche na Bélgica marcar presença no XX aniversário Património UNESCO, “Carnaval de Binche – Bélgica”.  

Dois patrimónios juntos a comemorar a cultura mundial Património Cultural Imaterial da Humanidade- UNESCO.

Do programa consta a participação num colóquio internacional “Carnaval set évolution” e pretende fazer um balanço da questão da evolução e representação dos carnavais na nossa sociedade e estimular o intercâmbio entre os protagonistas, investigadores e especialistas nas tradições carnavalescas. 

Os Caretos de Podence estarão representados pela Sociologia Patrícia Cordeiro (Diretora Técnica da Associação) com a palestra “Compliquons un peu les choses : une exploration temporelle stratigraphique de l’évolution de la tradition des Caretos de Podence ! “ traduzindo para Português “Vamos complicar um pouco: uma exploração estratégica e  temporal da evolução da tradição dos Caretos de Podence!”.

Foi ela que Elaborou o pedido de inscrição da Festa de Carnaval dos Caretos de Podence, no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (Matriz-INPCI), bem como o da candidatura do Carnaval de Podence à Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade (UNESCO). 

Para além disto, os Caretos desfilam nas ruas integrado no Carnaval de Vinche, um dos mais coloridos da Europa e também reconhecido em 2003 como Património Cultural Imaterial pela UNESCO.




PARTILHAR:

Obras de 850 mil euros para reabrir Pousada de Juventude de Vila Real

GNR detém uma mulher em investigação por lenocínio em Macedo de Cavaleiros