Angra do Heroísmo, cidade património Mundial da UNESCO recebe este ano os Caretos de Podence durante 3 dias, também eles património Mundial, nas Festas Sanjoaninas que se realizam este ano sobre o lema Angra, a Fénix vigorosa do atlântico.

A 1 de janeiro de 1980 Angra foi arrasada por um violento sismo 7.2 da escala de Richter. Teve de reerguer-se qual Fénix, a figura mitológica grega que renasceu das próprias cinzas, a pulso e assente na fibra da sua gente. E fê-lo de forma tão evidente e tão bem-sucedida que, passados apenas 3 anos, integrou a lista de cidades Património Mundial da UNESCO.

Angra reergueu-se das suas próprias cinzas e é hoje vigorosa e moderna, oferecendo qualidade de vida aos seus munícipes e sabendo-se especial na receção e captação de turistas.

A comitiva dos caretos composta por 14 elementos desfilou no primeiro dia descendo a engalanada Rua da Sé por entre milhares de pessoas espalhando magia e distribuídos fotos a troco de umas chocalhadas.

Os seus fatos garridos não passam despercebidos, as mascaras ocultam os rostos dos transmontanos que cheios de suor das temperaturas amenas da Ilha Terceira, se misturam com a população chamando a atenção para o carnaval mais genuíno de Portugal, o Entrudo Chocalheiro de Podence.

É já a segunda vez participam na Sanjoanina de Angra, faz agora 20 anos que os caretos participaram na divulgação do património imaterial, estavam eles na sua caminhada pelo reconhecimento da Unesco.



Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Helena Barril discorda de assumir gestão do Museu da Terra de Miranda

Vilar de Perdizes vai continuar no Campeonato e a jogar em Chaves