A Associação de Futebol de Vila Real (AFVR) já fez chegar à UEFA a sua candidatura para a organização da fase final do Campeonato da Europa de Sub-17 de 2002/2003, aguardando, agora, a visita de delegados daquele organismo, que se deslocarão até Trás-os-Montes para aferir das condições apresentadas pela candidatura, no próximo dia 13 de Setembro, para a observação das condições logísticas, tais como o acolhimento, estadia, transportes e locais da realização dos jogos e treinos.

Na candidatura apresentada, os jogos teriam lugar no Complexo Desportivo do Monte da Forca, em Vila Real, e no Estádio Municipal de Chaves, enquanto que o Parque Desportivo da UTAD - Vila Real - o campo Artur Vasques, na Régua, o 1º de Maio, em Vila Pouca de Aguiar, e o Estádio Municipal de Santa Marta de Penaguião estariam disponíveis para os treinos das selecções.

Apesar de se mostrarem confiantes no sucesso desta candidatura, os responsáveis pela AFVR têm de concorrer com outras candidaturas, não só estrangeiras como nacionais, como é o caso de Viseu e do Alentejo.

Os responsáveis pela candidatura garantem que o distrito de Vila Real tem todas as condições para receber um evento desta natureza, existindo vários factores que podem pesar a favor de Vila Real. Primeiro, pela necessidade que a UEFA tem de escolher o Interior para a realização do Europeu de Sub 17, em contraponto com a escolha do Litoral português para a realização do EURO-2004. Depois, tal como refere Costa Pereira, da AFVR, tendo em conta o grande entusiasmo que rodeou o jogo entre Portugal e Espanha, em Sub-18, disputado há alguns meses no Complexo Desportivo do Monte da Forca, tudo leva a crer que a UEFA "aposte novamente em Trás-os-Montes para a realização de um evento desta natureza".

Ao mesmo tempo, esta é também encarada como uma importante alavanca para o desenvolvimento do futebol na região, em especial do futebol jovem, factor que a UEFA tem em linha de conta e que poderá jogar a favor da candidatura transmontana.

António Cunha, presidente da Associação de Futebol de Vila Real, mostra-se, também, confiante nesta candidatura, garantindo que no distrito de Vila Real estão reunidas todas as condições necessárias para acolher um evento desta natureza e grandiosidade.

Depois da "vistoria" às condições apresentadas pela candidatura transmontana (e àquelas que as outras candidaturas apresentam), a UEFA irá deliberar qual a região e candidatura têm melhores possibilidades de acolher a realização do Europeu de Sub-17 de 2002/2003, esperando-se que ainda no decorrer desta mês seja dada a resposta definitiva. Em Vila Real reina a confiança.



PARTILHAR:

Portugueses no Canadá

Supercross