O circuito de S. Domingos, em Murça, recebeu no passado fim-de-semana, os campeonatos nacionais de Autocross e Kartcross. Com uma disputa renhida e emocionante, foram 85 os pilotos que marcaram presença no circuito de Murça. Nas sete categorias diferentes deste off-road, a qualidade da pista murcense foi bem visível, e prova disso mesmo foi o número significativo de público que marcou presença.
Na disputa da Divisão 1 da Taça Nacional de Autocross e Kartcross, Alberto Moreira, que na primeira jornada do Autocross que se realizou em Vila Nova de Foz CÎa enfrentou diversos problemas mecânicos com o seu Celica 4WD, apresentou-se em Murça como um dos favoritos ao podium, tendo desde cedo dado boas indicações nos treinos cronometrados, ao registar a volta mais rápida com o tempo de 52,2 segundos. Apesar da velocidade que Alberto Moreira impunha, Manuel Marques, ao volante do seu Ford Sierra Cosworth, acompanhou de perto o líder, tendo registado na sua melhor volta 52,8 segundos. Já Rodolfo Ribeiro, ao volante do Lancia Delta Integrale, que venceu a primeira prova da época, em Foz CÎa, classificou-se na quinta posição.
Depois da realização desta corrida, que foi bastante emotiva e cheia de surpresas, Alberto Moreira é agora o líder a Divisão 1 da Taça Nacional de Autocross.
Na Divisão 2, dos nove pilotos que partiram da grelha de partida, Adelino Almeida, ao volante de um Renault Clio 16V, foi o grande vencedor, numa prova onde Adão Pinto, em Opel Astra GSi, era o grande favorito, tendo mesmo chegado a liderar esta divisão. A discussão entre estes dois pilotos foi constante e nas mangas classificativas Adão Silva ainda venceu a primeira. No entanto, Adelino Almeida venceu as restantes duas classificativas, permitindo-lhe o primeiro lugar na grelha de partida.
Na final, o piloto do Astra colocou-se na melhor posição na disputa da prova, levando na sua traseira Adelino Almeida. No entanto, um furo inesperado fez Adão Pinto perder algum tempo e Adelino Almeida aproveitou esse infortúnio, saltando para a frente da corrida. O piloto do Renault Clio acabou por vencer esta prova.
Na Divisão 3, a menos participada da competição, Manuel Guerreiro e João Mendes protagonizaram um duelo durante toda a prova. Tal como já tinha acontecido em Foz CÎa, João Mendes não deu facilidades aos seus adversários e venceu em Murça, segurando o primeiro lugar da classificação geral.
Quanto ao Campeonato Nacional de Autocross, a Divisão 1 foi ganha por João Domingues. O piloto brigantino já tinha obtido os melhores resultados da divisão nos treinos, tendo-se afirmado nas mangas classificativas como líder. Desde cedo que João Domingos impÎs um andamento veloz na corrida, com o seu Ford Focus RS a proporcionar momentos espectaculares. Com a boa prestação em Murça, Domingues lidera agora a Divisão 1, com oito pontos de avanço sobre Luís Tavares, agora segundo classificado, que realizou em Murça uma prova aquém do esperado.
Na Divisão 2, a menos participada do campeonato, Joaquim Santos, ao volante do seu Vauxhal Astra GTE, venceu sem qualquer surpresa, ficando agora a liderar isoladamente. Com o abandono de José Polónio, na terceira volta, José Fonseca assume agora isoladamente a segunda posição.
Como bem sendo hábito, a organização destas provas foi da responsabilidade do Clube Automóvel de Vila Real (CAVR), que contou com o apoio da autarquia local. O autocross regressa ao Circuito de S. Domingos, em Murça, já no próximo mês de Abril, com a realização, pelo segundo ano consecutivo, do Campeonato Europeu de Autocross.



PARTILHAR:

Projecto integrado

IPB fica como está