O Clube Aventura de Boticas, a Câmara Municipal e o Agrupamento de Produtores de Carne Barrosã levaram a cabo, no passado fim-de-semana (dias 17 e 18 de Maio), a quinta edição do passeio de Todo-o-Terreno Turístico \"Caminhos da Carne Barrosã\", uma actividade inscrita no calendário da Federação Portuguesa de Todo-o-Terreno Turístico.

O evento, que vem assumindo cada vez mais um lugar de destaque no panorama do todo-o-terreno em Trás-os-Montes e em Portugal, contou com a participação de mais de duas centenas de pessoas, distribuídas por cerca de 50 viaturas

O primeiro dia do \"Caminhos da Carne Barrosã 2003\" (sábado) foi preenchido com o \"passeio\" pelo concelho de Boticas, com recurso a road-book. Numa rota definida de cerca de 100 quilómetros, percorrendo os \"trilhos\" montanhosos do concelho, os participantes nesta iniciativa tiveram oportunidade de contemplar as mais belas e recÎnditas paisagens do Barroso, passando junto às localidades de Torneiros, Curros, Canêdo, Penalonga, Romaínho, Covas do Barroso Vila Grande, Antigo de Dornelas, Espertina, Vilarinho Seco, Alturas do Barroso, Atilhó, Lavradas, Vilarinho da Mó e Carvalhelhos tendo, ao mesmo tempo, oportunidade de degustar diferentes pratos de carne barrosã e outras iguarias da gastronomia regional.

Embora esta iniciativa não tivesse qualquer componente competitiva - já que o objectivo principal que preside a este evento versa, essencialmente, destacar as potencialidades do concelho em termos naturais, turísticos e culturais, ao mesmo tempo que se procura promover os produtos tradicionais, com particular incidência na Carne Barrosã DOP (Denominação de Origem Protegida) - acabou por contar com o empenho de todos os participantes, num traçado que trouxe dificuldades acrescidas e que exigiu grande desgaste das viaturas.

Embora o percurso cumprido durante o sábado apresentasse um grau de dificuldade médio, que a maioria dos veículos conseguiam cumprir com relativo à-vontade, houve, no entanto, inúmeras alternativas de elevado grau de exigência técnica, devidamente assinaladas e localizadas contiguamente ao trajecto principal, que só estiveram ao alcance dos participantes mais audazes e experientes e daqueles que se apresentaram melhor equipados. Entre as alternativas de maior exigência técnica contaram-se as subidas em pedras, as \"picadas\" - subidas e descidas muito acentuadas - e a passagem em \"poças de lama\". A organização viu-se mesmo obrigada a anular a passagem numa dessas \"poças de lama\" (localizada entre Vilarinho Seco e Alturas do Barroso), já que apenas três viaturas se aventuraram a cumprir essa alternativa e nenhuma delas conseguiu ultrapassar o obstáculo, tais as dificuldades com que se depararam.

Depois, motivado pela chuva e pelo denso nevoeiro que se abateu sobre as freguesias do concelho localizadas a maior altitude, a \"caravana\" quebrou-se, levando a que os concorrentes fossem chegando a \"conta gotas\" junto à estalagem de Carvalhelhos, local de concentração no final do primeiro dia deste Passeio TT.

Se no sábado os participantes foram submetidos a uma prova algo \"dura\", no domingo a dureza subiu ainda mais de tom. Os participantes deixaram a \"estrada\" e deslocaram-se até à Pista de Trial do Miradouro de Seirrãos. Esta pista, que conta com cerca de três quilómetros de extensão e que já recebeu as anteriores edições do \"Caminhos da Carne Barrosã\", foi o teste final à resistência de máquinas e pilotos, que encontraram pela frente uma série de obstáculos de grande exigência técnica, que só as viaturas melhor preparadas se disponibilizaram a enfrentar.

Entre os obstáculos que os pilotos tiveram que enfrentar contavam-se os \"inclinex\", os montes com pedras, as \"picadas\" (subidas e descidas acentuadas), os degraus, as lombas, os cruzamentos de eixos, a \"banheira\" e a passagem sobre uma ponte de troncos.

Uma referência particular à grande quantidade de público que se deslocou à pista de Trial e que nunca se cansou de incentivar os pilotos a ultrapassarem os obstáculos mais difíceis. Apesar de o tempo ameaçar com chuva, esta grande massa humana, que se \"extasiou\" com a qualidade do espectáculo oferecido, só veio comprovar que o desporto automóvel e o todo-o-terreno continuam a arrastar multidões, ganhando cada vez mais entusiastas na região.

O \"Caminhos da Carne Barrosã 2003\" terminou com um almoço convívio num restaurante da região, ao que se seguiu uma tradicional chega de bois, um dos principais cartazes de visita desta região do Barroso.

Para o ano o evento tem já continuidade garantida.



PARTILHAR:

Português na lista dos «mais procurados»

Projecto está no fim