Sábado de manha, pelas 9 horas, inicio da concentração daquela que viria a ser uma jornada de grande alvoroço na aldeia, o passeio marcado para as terras de Milhão seguido de Ronda das Adegas, viria a transformar a pacatez da terra, dada a grande adesão de forasteiros oriundos das mais diversas localidades.

“Não sei donde saiu tanta gente” comenta um velhote pouco habituado tamanho buliço, e estava carregado de razão. Era a segunda organização do género na aldeia, a comissão de Festas de São Lourenço, preparou umas quantas adegas, bem recheadas de iguarias e bom vinho tinto à descrição, e não faltaram foliões, que animados ao som dos gaiteiros encomendados de prepósito na aldeia vizinha, percorreram as ruas da aldeia durante todo dia.

Passeios de burro, no único burro manso existente na aldeia, todos os outros são bravos, acompanhado com figurantes vestidas a rigor calcorrearam vezes sem fim as ruas empedradas num afã de cima abaixo, a mostrar as belezas de outrora, enquanto outros acampavam de adega em adega em provas intermináveis de vinho, entremeadas com lascas de presunto nos intervalos do almoço e do lanche, tudo incluído num Kit de tirar a respiração por 15 Euros.

No fim, sobrou a alegria, transbordou o álcool e os táxis dos amigos fizeram os regressos a casa de cada um em segurança, tudo abençoado pelo São Lourenço de Milhão.


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Detido com autêntico arsenal em Macedo de Cavaleiros

Alunos da Escola Emídio Garcia expõem em “Percurso 4”