O município brigantino formalizou com o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) a assinatura do contrato de constituição do direito de superfície da futura Escola Superior de Saúde, foi hoje anunciado.

Numa nota escrita, explicou que este contrato, datado de quarta-feira, “prevê a cedência de um prédio urbano com 736 m2, situado junto ao futuro Museu da Língua Portuguesa, onde se localizará a infraestrutura”, que inclui o Centro para a Inovação e Qualificação em Saúde Sustentável.

A cedência foi aprovada por unanimidade em reunião camarária a 10 de fevereiro deste ano, detalhou ainda o município.

“O Instituto Politécnico faz um trabalho notável, reconhecido por todos. Entendo, por isso, que é dever do mMunicípio estar ao lado do IPB, sempre, enquanto parceiro ativo, dando respostas positivas num caminho de evolução conjunta, em favor da região”, salientou o presidente da câmara municipal, Paulo Xavier, citado na nota enviada.

Em março deste ano, Orlando Rodrigues, presidente do IPB, tinha adiantando à Lusa que a expectativa aponta para que a construção possa começar ainda este ano.

O futuro Centro para a Inovação e Qualificação em Saúde Sustentável está orçado em cerca de 10 milhões de euros, financiados com verbas próprias, mas com a possibilidade também de captar fundos comunitários, disse Orlando Rodrigues.

“É uma obra que aguardamos há muito tempo. É importante para resolver problemas estruturais e para alavancar esta parte científica do Instituto, com ligação à comunidade e para o desenvolvimento da região. Precisamos de mais investimento na saúde e para atrair profissionais”, explicou o diretor.

A empreitada vai ser lançada para concurso público internacional “o mais breve possível”, mal sejam ultrapassados os trâmites necessários.

Orlando Rodrigues espera que, apesar da complexidade deste processo, “se resolva ainda no primeiro semestre este ano” e que, deste modo, a construção possa avançar na segunda metade de 2025.

Quanto a prazos de execução, vão depender dos cadernos de encargos que forem estipulados, mas nunca deverão ser inferiores a dois anos, antecipou o presidente do IPB.

O novo edifício vai substituir a Escola Superior de Saúde, um edifício contemporâneo ao hospital de Bragança, que foi inaugurado em 1973. Aquela que era inicialmente a casa dos estudantes de Enfermagem foi projetada para 300 alunos.

Atualmente, tem mais de 2.000 estudantes, nas áreas das tecnologias da saúde e cursos onde listam também Dietética, Ciências Biomédicas, Gerontologia ou Farmácia, além de mestrados ou pós-graduações.




PARTILHAR:

Estreia de Sonho de André Pires nas 24 Horas de Barcelona

Piloto do helicóptero que caiu ao rio Douro indiciado por homicídio negligente