Os serviços de veterinária da Direcção Regional de Agricultura de Trás-os-Montes (DRATM) já concluíram a recolha das dezenas de ovinos e caprinos contaminados com brucelose, que se encontravam nas explorações, desde o início do ano.

Tal como o Jornal NORDESTE noticiou no passado dia 2 de Maio, há cerca de cinco meses que os pequenos ruminantes permaneciam nos estábulos, à espera que os técnicos da DRATM efectuassem a recolha dos animais destinados ao abate.

A anulação do primeiro concurso, devido a algumas irregularidades detectadas nos documentos pré-contratuais, e a consequente abertura de um novo processo, levou ao atraso dos abates sanitários.
Resolvido este contratempo, a recolha de animais está a decorrer dentro da normalidade. Após a detecção de animais positivos nas Campanhas de Saneamento, efectuadas, durante todo o ano, pelas Organizações de Produtores Pecuários, no âmbito do programa de Erradicação da Brucelose dos Pequenos Ruminantes, os técnicos dos serviços de veterinária procedem ao transporte dos animais que se encontram nas explorações para o matadouro.

Desde o início do ano, os serviços de veterinária da DRATM já recolheram, nos 12 concelhos do distrito de Bragança, 461 animais contaminados com brucelose, que foram abatidos no matadouro da Pec- Nordeste, no Cachão.

No terreno estiveram cinco brigadas, compostas por três viaturas, especificamente destinadas ao transporte de animais para abate sanitário, três carros ligeiros, quatro técnicos e 10 auxiliares.



PARTILHAR:

Subsídio de Natal de 7697,93 euros

De 3 a 28 de Julho