O município de Bragança investiu 100 mil euros na renovação do sistema de bicicletas partilhadas de utilização gratuita e na introdução de novas estações inteligentes, localizadas em pontos considerados estratégicos da cidade, foi hoje divulgado.

“São 20 as novas bicicletas XISPA, com autonomia entre os 40 e os 60 quilómetros (dependendo da intensidade de utilização)”, tratando-se de um investimento municipal de 100 mil euros, disse o presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, citado em comunicado.

De acordo com a mesma nota, as renovadas estações ‘E-Bike’ de recolha/estacionamento de bicicletas continuam estrategicamente espalhadas pela cidade e possuem um novo sistema de funcionamento.

“Para utilizar uma XISPA basta a qualquer cidadão, após descarregar a aplicação e proceder à inscrição na respetiva plataforma, aceder virtualmente à estação mais próxima e selecionar uma das bicicletas disponíveis. Entendemos a mobilidade sustentável como um passo muito importante para a preservação do meio ambiente, que deve ser uma preocupação de todos”, indica o autarca.

Segundo a autarquia de Bragança, dado o sucesso da primeira geração deste projeto, “houve agora em investimento na mobilidade suave, através deste sistema de ‘bikesharing’ gratuito”.

A utilização do sistema é grátis, existindo apenas a obrigatoriedade de cumprir as respetivas normas de funcionamento (disponíveis em www.cm-braganca.pt e na ‘app’).

“Este relançamento e renovação do sistema de ‘bikesharing’ inteligente XISPA é um testemunho do compromisso contínuo do município de Bragança com a sustentabilidade e a inovação na área da mobilidade”, rematou Hernâni Dias.

A cidade de Bragança dispõe de um total de 46,59 quilómetros de ciclovias, incluindo a EcoPista, Ciclovia Envolvente ao Instituto Politécnico de Bragança, Ciclovia do Pólis, Ciclovia da Mãe D’Água, Circular Interior de Bragança e Pista Ciclável Partilhada Mista em Zona Urbana.

Foto: AP



PARTILHAR:

Astérix com edição em mirandês de “La Spadanha Branca” em fevereiro

O Desportivo de Chaves recebe o Estrela da Amadora, no domingo, às 15:30