O Município de Bragança, em conjunto com o Hospital Privado de Bragança e com a colaboração de um Laboratório privado com implantação nacional, devidamente credenciado para o efeito, com convenção com o Serviço Nacional de Saúde, decidiu instalar um Centro de Testes COVID-19 na cidade, junto ao Pavilhão Municipal Arnaldo Pereira (piscinas municipais).

A unidade entra hoje em funcionamento, em complemento à atividade da ULSNE, acelerando, assim, o rastreio à população e permitindo a realização até 200 testes por semana, com funcionamento às segundas, quartas e sextas.

Prevê-se que este investimento possa ajudar a avaliar o verdadeiro estado da evolução epidemiológica da COVID-19 no distrito de Bragança, dada a atual falta de capacidade de resposta que os meios nacionais têm para as necessidades que esta região apresenta.

Recorde-se que o distrito de Bragança não possuía, até hoje, um único centro de testes efetivos COVID-19, além de uma unidade móvel de colheita de amostras, que encaminha os testes para o Hospital de S. João, uma solução que se tem revelado insuficiente para as reais necessidades da comunidade.

Assim, o Município assegura, de imediato, a realização de testes em Bragança, que servem não apenas o concelho, mas também os territórios limítrofes, por forma a evitar a propagação do vírus e, consequentemente, a eventual perda de vidas humanas.

O Centro de testes fica instalado numa tenda gratuita e propositadamente fabricada para o efeito pela empresa brigantina FactoryPlay.

 

 Mirandela instala Centro de Testes Covid-19

O Município de Mirandela, em parceria com o Hospital Terra Quente, decidiu instalar um Centro de Testes Covid-19 em Mirandela.

Esta decisão irá assegurar, de imediato, a realização de testes no Concelho de Mirandela e em todo o Distrito de Bragança.

Com a participação de um laboratório com implantação nacional, devidamente credenciado para o efeito, os testes permitirão rastrear os casos referenciados, mediante marcação e prescrição médica.

Localizado no Hospital Terra Quente, a instalação deste Centro de Testes Covid-19 visa complementar a atividade da Unidade Local de Saúde do Nordeste, acelerando o rastreio da população, permitindo a realização de até 200 testes por semana.



PARTILHAR:

Restrições e regras da renovação do estado de emergência

Campanha "Douro + Solidário" quer angariar álcool gel para hospitais