O município de Bragança disponibiliza aos turistas nova informação através de áudio guias expositores em várias línguas para assinalar o Dia Mundial do Turismo, que se comemora na terça-feira, divulgou hoje a autarquia.

“Repensar o Turismo” é a temática escolhida este ano para a data, que a autarquia transmontana decidiu assinalar com a disponibilização, na página municipal da Internet, de áudio guias em português, castelhano, francês e inglês, relativos a 34 pontos de interesse turístico do concelho.

De acordo com a autarquia, esta nova oferta “permite um acesso privilegiado e universal, através do uso dos ‘smartphones’ ou ‘tablets’, a conteúdos informativos e descritivos do património cultural e religioso deste território”.

Em conjunto com esta iniciativa, foram instalados nos espaços públicos novos ‘totens’ (expositores) de informação turística, substituindo os existentes, bem como sinalética direcional pedonal para o turista.

Os novos ‘totens’ têm associados um código QR que permite, através da aplicação Visit.Bragança, “o acesso a informação relacionada com o património a visitar”.

A sinalética direcional permite um encaminhamento do turista na visitação pedonal ao centro urbano de Bragança, potenciando os fluxos entre o Castelo de Bragança, a Rua Abílio Beça, conhecida por “Rua dos Museus”, a Praça da Sé e a Estação Rodoviária de Bragança, segundo ainda o município.

Bragana assinala a data também com números “recorde” no Turismo, entre abril e junho de 2022, segundo números do Instituto Nacional de Estatística (INE), citados pela Câmara Municipal.

“As dormidas e proveitos de aposento atingiram níveis recorde no concelho de Bragança, comparativamente com períodos homólogos, valores superiores aos registados antes da pandemia, na primavera de 2019”, refere, em comunicado, concretizando que foram registadas 29.490 dormidas e mais de um milhão de euros de proveitos.

O município de Bragança salienta que “estes dados confirmam que a pandemia foi uma oportunidade para os territórios de baixa densidade e, de forma particular, para Bragança”.



PARTILHAR:

CIM Terras de Trás-os-Montes quer agricultura familiar a fornecer instituições

Pintora Graça Morais revela inéditos nas 72 obras da exposição “Anjos e Lobos"